Realizar Busca

Cursos

Alfabetização nas Séries Iniciais

20%
Teacher helping girl in classroom

OBJETIVO GERAL

Orientar os professores na complexa ação pedagógica de garantir aprendizagem de leitura e escrita a todos os alunos.
Atualizar a formação dos profissionais que atuam como alfabetizadores, principalmente nos novos moldes nove anos;
Qualificar profissionais que cooperem na melhoria das relações de ensino aprendizagem;
Orientar professores para que formem alunos capazes de integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
Refletir acerca do papel do professor enquanto mediador das aprendizagens, das interações e dos cuidados de si, do outro e do ambiente. O desafio de possibilitar aprendizagens desafiantes implica um professor conhecedor do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. E, principalmente, de um educador que aposta nas crianças e confia em suas capacidades.

PÚBLICO ALVO

Pedagogos, especialmente aqueles ligados às séries iniciais, e profissionais afins.

CARGA HORÁRIA: 480 HORA/AULA

360 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I  

Hipóteses de escrita. Sistema de escrita. Construção da escrita, segundo Emília Ferreiro. Letra e vida: hipóteses de escrita. Análise de hipóteses de escrita. Atividades que favorecem a reflexão sobre o sistema de escrita. Aplicação da sondagem. Leitura. Atividades de leitura. O trabalho do professor em sala de aula com leitura. Foco nas diferentes práticas de leitura.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II 

Organização da rotina e as modalidades organizativas do tempo didático. Atividades permanentes. Sequência de atividades. Projetos didáticos. Cantos de atividades diversificadas. Ler ainda que não convencionalmente. Produzir textos escritos ainda que não saiba escrever convencionalmente. Uso de texto fonte para escrever de próprio punho. Leitura. Situações de leitura pelo aluno: o que os alunos aprendem nas aulas de leitura por si mesmos, antes que leiam convencionalmente; ler antes de saber ler convencionalmente; condições didáticas para as situações de leitura do aluno. Situações de leitura pelo professor: o que os alunos aprendem nas situações em que o professor lê para eles; acompanhar a leitura do professor; condições didáticas para as situações de leitura do professor.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO III  

Situações de escrita pelo aluno: o que os alunos aprendem nas situações em que escrevem por si mesmos; condições didáticas para as situações de escrita pelo aluno. Situações de leitura e escrita de nomes: o que os alunos aprendem nas situações de leitura e escrita de nomes; ler os nomes dos colegas da classe; escrever os nomes dos colegas da classe; condições didáticas para as situações de leitura e escrita de nomes dos colegas da classe. Situações de ditado para o professor – produzir textos antes de saber escrever: o que os alunos aprendem nas situações em que ditam um texto para o professor; Condições didáticas para as situações de ditado para o professor ou produção oral com destino escrito.

PSICOPEDAGOGIA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO  

Questões ligadas à aprendizagem matemática. Estilos de aprendizagem e raciocínio matemático. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A teoria das múltiplas inteligências e as dificuldades na aprendizagem da Matemática. Números e operações cotidianas. Relações entre espaço, objetos, pessoas e forma. Diferentes procedimentos para medir objetos e tempo.

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

Vigotski. Piaget. Freud. Desenvolvimento psicossocial. O funcionamento do aparelho psíquico.

Leitura, produção e revisão de textos na alfabetização

Atividades de leitura. O trabalho do professor em sala de aula com leitura. Produção de texto. Sequência didática. Apreciação de textos bem escritos. Dinâmicas de correção e revisão textual. Foco na boa situação de aprendizagem. O trabalho do professor em sala de aula com revisão de textos

 ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS   

Ensino de Língua Portuguesa para surdos. Compreensão de Leitura pelo aluno surdo. Reflexões sobre a escrita de alunos surdos. Língua de sinais e Língua Portuguesa para a compreensão de textos. Princípios básicos, orientações didáticas e expectativas de aprendizagem do ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos. Processo de leitura dos alunos surdos.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM 

As várias inteligências. O cérebro emocional. A natureza da inteligência emocional. Inteligência emocional aplicada. Janelas de oportunidade.

Alfabetização emocional. A cultura organizacional. Abordagem sistêmica. Planejamento de carreira e Inteligência Emocional.

ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO 

Dislexia e TDAH: processo de desenvolvimento da lectoescrita. Estudo dos  procedimentos para o desenvolvimento da compreensão da leitura e escrita com crianças com dificuldade de aprendizagem e deficientes intelectuais. O ensino-aprendizagem das crianças com Altas Habilidades.

MÉTODOS E TÉCNICAS EM PESQUISA EDUCACIONAL

Métodos de estudo: fichamento, resenha, leitura e interpretação, organização do trabalho científico. A utilização das referências. Métodos e técnicas de pesquisa. Conceituação de projeto de pesquisa e monografia. Acompanhamento na elaboração do projeto. Metodologias de pesquisa.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR  

Metodologia do ensino superior e as principais técnicas de ensino. Plano de ensino. Plano de aula. Reflexões sobre o papel do ensino, as funções da docência de nível superior. Técnicas de oratória. Estratégias de ensino. Métodos de avaliação. Estrutura do Ensino Superior.

enroll-wrap
Início do Curso 03-2017
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins: 15 meses
Matrícula R$ 475.00 R$ 380.00

Compartilhe Nossos Cursos