Realizar Busca

Cursos

Educação Infantil

20%
educac-cc-a7a-cc-83o-infantil

OBJETIVO GERAL

 Especializar profissionais para atuar nas áreas psicopedagógicas empresarial e educacional, melhorar a formação dos professores da educação infantil; qualificar profissionais que cooperem na melhoria das relações de ensino aprendizagem; expandir o campo profissional de egressos dos cursos de formadores de profissionais para a atuação na educação infantil.

PÚBLICO ALVO

Pedagogos das redes Municipal e Estadual de Educação, professores da rede privada de ensino infantil, assim como Psicólogos, Fonoaudiólogos e outros profissionais ligados a educação infantil.

CARGA HORÁRIA:

360 horas

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das 19h às 23h e aos Sábados 8h às 12h e das 13h às 17h, em média duas vezes ao mês.
LINS: Sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, em média três vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

LITERATURA E LETRAMENTO INFANTIL
Concepção de Letramento. Os usos e funções sociais da escrita. Leitura, leitor e escrita. Literatura Infantil e Letramento. Gêneros textuais
PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação. Formação de educadores. Psicologia da Educação. Crianças, famílias
EDUCAÇÃO INFANTIL
e educadores. Processos infantis de desenvolvimento e aprendizagem. Formação das representações infantis
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA
Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem,. Psicomotricidade. Desenvolvimento orgânico, emocional e psiconeurológico da criança. Atividades Psicomotoras.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA INFÂNCIA
Educação Inclusiva. Respeito à diferença. Oportunidade de acesso, permanência e aproveitamento na escola. Adaptação de recursos, métodos e estratégias.
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reflexão sobre arte e ensino. Arte e cultura. A arte como elemento integrador curricular no ensino e aprendizagem infantil. Educação da sensibilidade. Criatividade e expressividade.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA
Políticas públicas federal. Metas do P.N.E. (Plano Nacional de Educação). A ação supletiva da União e dos Estados.A Constituição Federal. O FUNDEB. Desafios de atendimento.
CONSTRUÇÃO E GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Histórico. Princípios: filosóficos; sócio-antropológicos; psíquico-pedagógico do Projeto Político-Pedagógico. A gestão compartilhada. Planejamento participativo
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O conceito de atividade. O jogo e o desenvolvimento infantil. O jogo lúdico.Jogos simbólicos. Jogos de Linguagem. A organização dos jogos no planejamento da Educação Infantil.
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A construção do conceito de número. Resolução de problemas.
Comunicação em matemática. Diferentes formas de resolver problemas.
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO: Educação Infantil
Estágio curricular supervisionado. Formação teórico-prática do professor. Plano de estágio. Relatórios de estágios. Conhecimento de realidade educativa.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Métodos de estudo: fichamento, resenha, leitura e interpretação, organização do trabalho científico. A utilização das referências. Métodos e técnicas de pesquisa. Conceituação de projeto de pesquisa e monografia. Acompanhamento na elaboração do projeto. Metodologias de pesquisa.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Metodologia do ensino superior e as principais técnicas de ensino. Plano de ensino. Plano de aula. Reflexões sobre o papel do ensino, as funções da docência de nível superior. Técnicas de oratória. Estratégias de ensino. Métodos de avaliação. Estrutura do Ensino Superior.
enroll-wrap
Início do Curso 06-2017
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins: 15 meses
Matrícula R$ 475.00 R$ 380.00

Compartilhe Nossos Cursos