Realizar Busca

Cursos

Psicopedagogia Clínica e Institucional

20%
Psicopedagogia-Clínica-Institucional-e-Hospitalar

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos profissionais de Educação e Saúde conhecimento para intervenção psicopedagógica, tanto na área institucional como na área clínica, junto à sua área de atuação profissional, especialmente com alunos com dificuldades de aprendizagem, mediante reflexões teórico-práticas.

PÚBLICO ALVO

Podem matricular-se no curso: profissionais com formação em nível superior nas áreas da Pedagogia, Psicologia, Licenciaturas em geral, assim como profissionais, com curso superior completo, que atuem na área da Educação e acompanhamento de crianças e adolescentes em seu percurso escolar.

CARGA HORÁRIA: 720 HORA/AULA

360 Horas
120 Monografia
40 Estágio Supervisionado
200 Estágio

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

24 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS:

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Aspectos gerais da educação inclusiva; a legislação brasileira que garante a inclusão; aspectos sociais da inclusão,  preparo do docente da Educação infantil.

PSICOPEDAGOGIA: SEU OBJETO E SUAS AÇÕES

Panorama da psicopedagogia no Brasil e no mundo; principais ações e desenvolvimento do atendimento psicopedagógico nas escolas (públicas e privadas), as ações e políticas públicas; Estudos  e pesquisas realizadas na área;

ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA VISÃO INTERACIONISTA

O processo de ensino-aprendizagem; os atores desse processo; recursos e metodologias. Interacionismo , relações humanas e interpessoais, a manutenção do vínculo do aluno e do professor nessa relação de aprendizagem.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL E A PSICOPEDAGOGIA

Informática aplicada ao ensino infantil e à educação Fundamental, emprego das novas tecnologias da comunicação e da informação na educação e nos processos de aprendizagem ; atendimento da psicopedagogia e utilização de recursos da informática.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Conhecimento científico e conhecimento filosófico; leitura crítica da palavra escrita; a lógica do raciocínio científico, o trabalho acadêmico, o projeto de pesquisa. As partes do trabalho monográfico, assunto, tema e problema de pesquisa, justificativa e objetivos do trabalho; fundamentação teórica; pré-texto, texto e pós-Texto

FUNDAMENTOS TEÓRICOS I:  TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO I

Proposta da Psicologia do desenvolvimento: principais autores; noções gerais da psicologia do desenvolvimento, Piaget e Vigotski. TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO II Tópicos emergentes na psicologia do desenvolvimento seminários e debates

PSICANÁLISE E PSICOPEDAGOGIA

Fundamentos da psicanálise, principais autores e suas teorias encaminhamento e terapias psicanalíticas – estudos de caso.

PSICOMOTRICIDADE E PSICOPEDAGOGIA

Bases teóricas da psicomotricidade, ações e atividades implementadas na psicopedagogia, Vivências e práticas

ASPECTOS FONOAUDIOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA

Fonoaudiologia integrada à psicopedagogia, fonoaudiologia: o processo de aprendizagem do simbolismo à escrita – rotas da linguagem oral e escrita; córtex cerebral: audição – codificação – decodificação – execução; aprendizagem: rotas de aquisição de leitura, escrita, estratégias para alfabetização; simbolismo: a criatividade e os complementos fonoaudiológicos para aprendizado de grafemas/fonemas.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS II:  

PSICODRAMA E PSICOPEDAGOGIA

Introdução ao psicodrama, panorama do psicodrama no Brasil, principais teóricos e suas propostas Vivências e práticas

NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

Introdução à neuropsicologia; competências de base; funções cerebrais; inteligência; a imagem da cognição, a neuropsicologia e o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, Jogos dramáticos e vivências,Workshop sobre os jogos dramáticos, Seminários e debates, Vivências e práticas.

FAMÍLIA, ESCOLA  E APRENDIZAGEM

A interação escola/família/criança; orientação dos pais frente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança; participação da família na escola  e  no desenvolvimento dos filhos com problemas de aprendizagem, limites na família e na escola; o neuropsicólogo e a família. 

ASPECTOS RELATIVOS À AÇÃO DO PSICOPEDAGOGO: DIDÁTICA  E PSICOPEDAGOGIA

As principais correntes da didática moderna; didática, metodologia e as NTCIs. os processos de aprendizagem; avaliação e acompanhamento; promoção e retenção no ensino fundamental

CONTEÚDOS ESCOLARES, APRENDIZAGEM E PSICOPEDAGOGIA

Queixas, encaminhamentos e procedimentos utilizados pela escola; a priorização dos conteúdos , ação inter e multidisciplinar na construção do currículo e no desenvolvimento da criança e sua aprendizagem; diagnóstico psicopedagógico; processo de aquisição de leitura e escrita; jogos, brincadeiras e Informática na ação psicopedagógica

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Diagnóstico diferencial: dislexia, dislalia, discalculia/ distúrbio de aprendizagem/ dificuldades de aprendizagem; avaliação do professor, avaliação do psicólogo e avaliação do psicopedagogo; as equipes multidisciplinares: sua formação e principais ações

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 

Elaboração de programas de remediação fonológica; estratégia para manejo de crianças com problemas  de aprendizagem em sala de aula; ações a serem implementadas : Seminários e debates.

enroll-wrap
Início do Curso 03-2017
Duração 24 Meses
Matrícula R$ 497.50 R$ 398.00

Compartilhe Nossos Cursos