Realizar Busca

Cursos

MBA em Gerência Contábil Financeira e Auditoria

20%

OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos na área de Gerência Contábil, Financeira e Auditoria, no contexto das normas nacionais e internacionais de contabilidade, a fim de formar profissionais com elevado nível de competência para atuar em cargos gerenciais, consultoria, assessoria financeira e contábil, bem como em docência em nível superior na área.

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, tais como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração e em áreas afins, assessores e consultores financeiros, diretores, gerentes, empresários e demais profissionais envolvidos com as áreas de Gestão Financeira e Contábil, interessados em aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades gerenciais na área.

CARGA HORÁRIA: 500 HORA/AULA

380 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS  

ARAÇATUBA: Sextas das (19h as 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.
LINS:Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO:

Lins: 15 meses.
Araçatuba: 12 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

CULTURA FINANCEIRA E BANCOS

Políticas Econômicas. Os instrumentos de Política Monetária – Controle do Fluxo Monetário. Os títulos públicos Federais – Taxas SELIC, CETIP e CDI. A formação da taxa de juros. Posição de Caixa das Instituições Financeiras. Inflação e indicadores econômicos.

CONTROLADORIA

O ambiente de atuação da Controladoria. Accountability. O perfil e o papel do Controller  nas Organizações. Orçamento empresarial: orçamento de investimentos; orçamento de capital e fluxo de caixa; orçamento de vendas e produção. As demonstrações contábeis e o Balanço Social: DVA – Demonstração do Valor Agregado; passivo ambiental. Abordagem operacional, econômica e financeira.

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS

Sistema de gerenciamento de custos e desempenho. Análise estratégica versus análise convencional de custos. Análise de custos e aplicações gerenciais de cadeia de valor. Análise do ponto de equilíbrio (produção, econômico e administrativo). Utilização da margem de contribuição no processo decisório. Impactos dos custos nas diversas áreas da organização. Custo padrão e suas implicações no controle de empresas. Formação de preços de venda.

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Mercado de Capitais com enfoque em política monetária e formação da taxa de juros. Análise da indústria de fundos de investimento. Bolsas de valores, mercadorias e futuros. Oportunidades de aplicação de recursos, financiamentos e proteção de preços. Considerações sobre o IPO (Initial Public Offering) – Lançamento de ações no mercado. Processo de abertura e viabilidade de operação do IPO.

GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO

Políticas de investimento, de financiamentos e de utilização dos lucros líqüidos. Estudo sobre o capital investido em um negócio. Balanços & balanços. Ciclos operacionais do negócio. Sistema de indicadores de desempenho para tomada de decisão (necessidade de capital de giro, tesouraria, geração de caixa, estrutura e custo de capital (WACC), retorno do investimento (Dupont e Holus), EVA -Valor Econômico Adicionado). Estudo de caso.

ANÁLISE DE CRÉDITO E RISCO

Análise de variáveis ambientais – internas e externas. Os 5 C’s do crédito: caráter, capital, cadastro, condições e colateral. Análise de risco. Deferimento e acompanhamento de operações de crédito. Crédito empresarial, rural e massificado. Análise de Patrimônio.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Elementos da matemática financeira e engenharia econômica: instrumentos para análise de alternativas de investimentos. Operações de crédito. Análise de equilíbrio e sensibilidade. Substituição de equipamentos. Efeitos da inflação, variação cambial, depreciação e imposto de renda nas análises. Condições de risco. Estudos de casos.

 GESTÃO TRIBUTÁRIA

A lógica do sistema tributário em seus aspectos técnicos, legais e operacionais. Sua intervenção nas atividades de gestão empresarial, com ênfase no planejamento tributário.

 PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

O Contador Global. Informação contábil globalizada. Critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação adotados internacionalmente. Diferenças internacionais na elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. Harmonização contábil internacional. Padrões contábeis adotados por organismos reguladores e normatizadores internacionais.

PERÍCIA CONTÁBIL

Fundamentos teóricos e éticos da perícia contábil. Objetivos e espécies de perícia. Responsabilidades sociais, cíveis e criminais. Plano e programa de trabalho. Processualística da perícia contábil.  Laudo pericial. Estudo de casos.

AUDITORIA

Princípios de Auditoria. Normas usuais em auditoria interna e externa. Controle interno de papéis de trabalho. Procedimentos de auditoria das demonstrações contábeis e auditoria patrimonial.

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Consultoria Empresarial no Brasil. Elaboração de propostas de consultoria. Atendimento e relacionamento com clientes. Execução de projetos de consultoria. Metodologia de Consultoria Empresarial: Diagnóstico, Implementação de Melhorias e Acompanhamento. Transição de todo o know-how implantado e relatório final.

HABILIDADES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Relações humanas no trabalho. Novas tendências em administração de conflitos nas organizações. Diferenças, diversidades e contradições de colaboradores no ambiente corporativo. Estratégias de resolução de conflitos. Processo de negociação na administração de conflitos.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 

Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.

TÓPICOS ESPECIAIS

Temas atuais e emergentes, como MERCADO E EMPREGABILIDADE; MARKETING PESSOAL PARA EXECUTIVOS, etc.

enroll-wrap
Início do Curso 2018-07-21
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins: 15 meses
Matrícula R$ 525.00 R$ 420.00

Compartilhe Nossos Cursos