Realizar Busca

Cursos

MBA em Gestão Ambiental

20%
moderna-gestao-ambiental

OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos no campo de gestão ambiental e de práticas de sustentabilidade, contribuindo com a formação profissional dos participantes, a fim de que possam administrar os condicionantes socioambientais de suas atividades para deles extrair oportunidades e competitividade.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, que desejam adquirir um conjunto estruturado de conhecimentos sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Tanto os jovens interessados em complementar suas formações para atender os requisitos do mercado de trabalho, como os mais experientes, que no cotidiano de suas organizações recebem uma demanda crescente de atividades desafiadoras relativas ao tema.

CARGA HORÁRIA: 500 HORA/AULA

380 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS  

ARAÇATUBA: Sextas das (19h as 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.
LINS:Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO:

Lins: 15 meses.
Araçatuba: 12 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Principais conceitos e visões. Histórico: a EA no mundo e no Brasil. Aspectos regulatórios. O papel do governo, das organizações não-governamentais e da iniciativa privada. Principais desafios. Processos de aprendizagem organizacional orientados para a sustentabilidade.  Estudos de caso.

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

Conceitos importantes referentes à contaminação de solos e águas subterrâneas. Histórico e panorama atual. Bases legais. Sistema de gerenciamento de áreas contaminadas. Avaliação preliminar. Investigação confirmatória. Técnicas de investigação: amostragem de solos e amostragem de águas subterrâneas. Qualidade na amostragem e nos resultados analíticos. Apresentação de casos relevantes. Avaliação de Risco à saúde humana, Técnicas de remediação.

GESTÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA  

Conceitos básicos sobre a composição e a estrutura da atmosfera. Classificação dos poluentes e das fontes de poluição. Efeitos e impactos da poluição atmosférica sobre a saúde humana, materiais, fauna e flora. Estratégias de controle. Enfoques tradicionais e inovadores da gestão da qualidade do ar. Exercícios de aplicação.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 

Ética e a explicitação de princípios e valores nas organizações.  A evolução do debate e o papel social da empresa.  A relação com as partes interessadas da empresa. Ação Social e projetos socioambientais de empresas. Mercado e ação socioambiental. Marketing Social e Consumo Sustentável. Estratégias e Práticas para uma gestão responsável. Indicadores de sustentabilidade. Normas e padrões de RSE utilizadas como ferramentas de gestão.

ECONOMIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE  

Economia ecológica X economia ambiental e a questão da sustentabilidade.

Conceitos básicos: falhas de mercado, externalidades, bens de propriedade comum. Análise custo-benefício e taxa de desconto. Noções de valoração econômica do ambiente e técnicas de valoração. Instrumentos da política ambiental. Mudanças climáticas e sustentabilidade. A economia de baixo carbono.

CONSERVAÇÃO, DINÂMICA DE SISTEMAS NATURAIS E ASPECTOS ECONÔMICOS   

Bases teóricas da Ecologia. Processos evolutivos e biogeográficos da biodiversidade, dinâmica de populações e comunidades, manutenção e restauração de ecossistemas. Biologia da Conservação, bases teóricas, manejo e monitoramento, estratégias de conservação para o uso sustentado. Novas concepções para o uso da biodiversidade.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SUSTENTABILIDADE 

Competências dos órgãos nos diferentes entes federativos. O papel dos Estados, Setor Privado e Terceiro Setor na política ambiental. Processo decisório: normas e diretrizes; atores, governança ambiental, hierarquia das normas, o papel dos conselhos.  Articulação institucional. Evolução do aparelho do Estado.   Instrumentos econômicos e de comando-e-controle. Mudanças de perspectivas. Principais políticas públicas para gestão ambiental.  Visão geral dos diversos tratados internacionais e as principais reuniões e resultados.  Posição do Brasil.

DIREITO AMBIENTAL   

A crise ambiental e o surgimento do Direito Ambiental. A Constituição Federal e o Meio Ambiente. Competências em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de política ambiental. Dano ambiental e responsabilidade civil, administrativa e penal dele decorrentes. Ação civil pública e ação popular. Termo de Ajustamento de Conduta. A proteção jurídica da biodiversidade.
LICENCIAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS  

Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais – conceitos, etapas, procedimentos e base legal. Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental.  Audiências Públicas. Adoção e Prática do Licenciamento e da Avaliação de Impactos Ambientais. Conflitos e Dificuldades.

RISCOS SOCIOAMBIENTAIS: ANÁLISE E GERENCIAMENTO 

Avaliação de risco ambiental e para a saúde humana: uma nova abordagem no contexto da gestão para a sustentabilidade. Metodologias de avaliação de risco. Programas de gerenciamento de riscos – o processo de tomada de decisão com base na avaliação de risco.  Gerenciamento de risco e processos decisórios. Comunicação e percepção de riscos.

PRÁTICAS DE GESTÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL   

Abordagens e Desafios da Gestão Ambiental Empresarial. Papel dos stakeholders.

Modelos de Gestão Ambiental: Produção mais Limpa, Ecoeficiência, Ecodesigns, Modelos Biológicos. Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial: Sistema de Gestão Ambiental, Sistema Integrado de Gestão, Ciclo de Vida de Produtos.

POLÍTICAS DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS 

Água e desenvolvimento. Problemática da água no mundo e no Brasil. Experiências europeias de gestão de recursos hídricos. Política Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos: legislação, objetivos, fundamentos, diretrizes, instrumentos e organização do sistema de gerenciamento. Noções sobre enquadramento e uso dos recursos hídricos. Processo de licenciamento de recursos hídricos.

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

Indicadores socioambientais e de sustentabilidade:  funções, dimensões e componentes.  Sistemas de indicadores: aspectos teóricos e empíricos, análise crítica. Construção de indicadores.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARBONO 

Gestão de carbono nas empresas. Inventário de emissões de gases de efeito estufa. Neutralização de emissões. Mercados de carbono – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Mecanismos Voluntários. Processo de Obtenção de Créditos de Carbono nos vários mercados. Oportunidades e Riscos das Mudanças Climáticas nos Negócios. Estudos de Casos.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS  

Introdução: conceituação; classificação; características; composição e análise de resíduos sólidos. Aspectos sanitários, epidemiológicos e socioeconômicos. Legislação e regulamentos sobre resíduos. Sistema de resíduos sólidos: da segregação à disposição final. Características e cuidados específicos: resíduos industriais, resíduos urbanos, resíduos de construção civil, resíduos de serviços de saúde. Tópicos especiais em tecnologias de tratamento, reciclagem e disposição final de resíduos.

ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL  

A expansão industrial e a evolução da consciência ambiental. As novas posturas empresariais. A evolução dos modelos, estratégias e instrumentos de gestão ambiental no campo empresarial. Abordagem sistêmica da interação entre indústria e meio ambiente. A série ISO 14001: origem e importância. Características dos principais instrumentos de gestão ambiental empresarial: sistema de gestão ambiental, indicadores ambientais, produção mais limpa, análise de ciclo de vida, rotulagem ambiental, ecologia industrial.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 

Comunicação em Educação. Motivação e aprendizagem. Teoria e prática na formação do educador. Ensino superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Metodologia de ensino superior.

Ciência e pesquisa. Conhecimento científico. Planejamento de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Técnicas de Pesquisa. Normatização técnica e ética e em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto de monografia.

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Consultoria Empresarial no Brasil. Elaboração de propostas de consultoria. Venda de projetos de consultoria. Atendimento e relacionamento com clientes. Execução de projetos de consultoria. Diagnóstico: ferramentas de levantamento de informações; estudos de tempos e métodos; análise do cliente. Implementação de Melhorias e Acompanhamento: Modelos de atuação; métodos de revisão e avaliação de resultados. Encerramento de projetos de consultoria: Transição de todo o know-how implantado e relatório final.

HABILIDADES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Relações humanas no trabalho. Coaching no processo de desenvolvimento de habilidades interpessoais. Novas tendências em administração de conflitos nas organizações. Diferenças, diversidades e contradições de colaboradores no ambiente corporativo. Processo de conflito: oposição potencial ou incompatibilidade; cognição e personalização; estratégias de resolução de conflitos; comportamento e consequências. Processo de negociação na administração de conflitos: negociação distributiva x negociação integrativa.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Ciência e pesquisa. Conhecimento científico. Planejamento de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Técnicas de Pesquisa. Normatização técnica e ética e em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto de monografia.

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO AMBIENTAL

enroll-wrap
Início do Curso 03-2017
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins: 15 meses
Matrícula R$ 497.50 R$ 398.00

Compartilhe Nossos Cursos