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MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial
20%
OBJETIVO GERAL:
Aprofundar conhecimentos na área de Gestão de Pessoas, através do estudo de temas avançados e atuais sobre Administração de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional e do Trabalho, essênciais à formação do profissional e do docente na área.
PÚBLICO ALVO:
Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, tais como Administração, Psicologia e outras áreas afins, diretores, executivos, consultores e demais profissionais envolvidos com a Gestão de Pessoas, interessados em aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades gerenciais na área.
CARGA HORÁRIA: 500 HORA/AULA
380 Horas
120 Monografia
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
ARAÇATUBA: Sextas das (19h as 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.
LINS:Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.
DURAÇÃO DO CURSO:
Lins: 15 meses.
Araçatuba: 12 meses
DISCIPLINAS E EMENTAS:
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Novas tendências em gestão de pessoas. Gestão de pessoas e gestão de mudanças. O executivo como agente de mudanças. O comprometimento humano e o sucesso nos objetivos organizacionais e pessoais. RH estratégico. Planejamento de Recursos Humanos.
GESTÃO EMPREENDEDORA
Empreendedorismo no Brasil e no Mundo. Comportamento empreendedor. O perfil do empreendedor de sucesso. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Negociação, estratégias e tipologias. Intraempreendedorismo. Desenvolvimento de oportunidades. Estratégias empreendedoras.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Desempenho de desempenho e desenvolvimento das equipes de trabalho. Desenvolvimento dos colaboradores. Identificação e otimização das competências na organização. Competências pessoais e funcionais. Avaliação 360 graus. Modelo de gerenciamento e avaliação de desempenho centrado em competências.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Novas tendências e abordagens na administração de conflitos. Como entender e tolerar as diferenças, diversidades e contradições dos semelhantes no ambiente corporativo. O papel da liderança na administração de conflitos. Práticas de relações interpessoais no trabalho.
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Liderança como diferencial competitivo. Modelos de liderança. O líder participativo. Liderança servidora. Influência da liderança sobre a motivação dos colaboradores. Fatores motivacionais. Motivação humana no trabalho.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do conhecimento. O capital intelectual como diferencial competitivo. O processo de criação e disseminação do conhecimento. Andragogia, tecnologia, EaD. A cultura do conhecimento: em busca da autonomia intelectual. A Universidade Corporativa como estratégia de gestão do conhecimento. Estudos de casos.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Os papéis dos diferentes profissionais nos processos de recrutamento e seleção de pessoal. Cenários do mercado de trabalho. Recrutamento e seleção. Técnicas de recrutamento. Etapas eliminatórias da seleção: planejamento e condução da entrevista, jogos e dinâmicas de grupo, provas situacionais e testes psicológicos.
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Elementos de comportamento organizacional. Clima organizacional. Variáveis que influenciam o ambiente organizacional. Cultura brasileira e cultura organizacional brasileira. A influência dos fundadores da organização e o papel da administração de recursos humanos. Cultura x desempenho. Mudança cultural.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARGOS E REMUNERAÇÃO
Remuneração tradicional: Gestão Integrada de Cargos e Salários. Descrição de Cargos. Pesquisa de salários. Sistemas de Carreira. Remuneração Variável: PPR e Remuneração da Força de Vendas. Remuneração por Competências e Habilidades. Benefícios. Remuneração Executiva: Stock Options, Bônus e outras formas de remuneração. Fundamentos de Planejamento de Carreira.
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Saúde e segurança do trabalhador. Acidentes de trabalho e doenças profissionais. Métodos de análise de riscos à saúde. Métodos de análise de acidentes. Epidemiologia do trabalho. Análise ergonômica do trabalho. Ginástica laboral.
DIREITO E LEGISLAÇÃO DO TRABALHO
Noções de Direito do Trabalho. Aspectos administrativos do Direito do Trabalho. Relações trabalhistas. Relações sindicais. Contratos de trabalho. Impactos da Reforma Trabalhista nos contratos e nas relações de trabalho. Ações trabalhistas (como evitar).
COACHING E GESTÃO DE PESSOAS
Fundamentos de Coaching e Mentoring. O papel e a importância do coach executivo nas organizações. Ferramentas de Coaching Executivo. Coaching aplicado à Gestão de Pessoas.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Consultoria Empresarial no Brasil. Elaboração de propostas de consultoria. Atendimento e relacionamento com clientes. Execução de projetos de consultoria. Metodologia de Consultoria Empresarial: Diagnóstico, Implementação de Melhorias e Acompanhamento. Transição de todo o know-how implantado e relatório final.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A pesquisa e seus fins. O processo da pesquisa. Classificação de pesquisas científicas. Projeto de pesquisa científica. Formulação do problema de pesquisa. Formulação de hipóteses. Instrumentos de coleta de dados. Ética em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto da monografia do curso.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.
TÓPICOS ESPECIAIS
Temas atuais e/ou emergentes, como MERCADO E EMPREGABILIDADE; PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES; MARKETING PESSOAL PARA EXECUTIVOS; ETC.