Realizar Busca

Cursos

MBA em Gestão Pública

20%
MBA_Gestão-Pública

OBJETIVO GERAL

Capacitar administradores, contadores, advogados e demais profissionais que atuam na Administração Pública, desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos para implementar a melhoria do desempenho na Gestão Pública.

PÚBLICO ALVO

Administradores, Economistas, Contadores, Advogados, Psicólogos, Engenheiros e outros graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC

CARGA HORÁRIA: 500 HORA/AULA

380 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS  

ARAÇATUBA: Sextas das (19h as 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.
LINS:Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO:

Lins: 15 meses.
Araçatuba: 12 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A natureza das organizações complexas. Características das organizações públicas; Modelos de análise que enfatizam a racionalidade organizacional. Modelos de análise que enfatizam a ambiguidade organizacional. Modelo político de Análise. Análise simbólica das organizações.
DIREITO PÚBLICO
Normas constitucionais aplicadas aos órgãos públicos, Análise das principais alterações das emendas constitucionais na reforma do estado. Direito Administrativa – evolução, conceito e abrangência em um Estado Democrático de Direito. A Administração Financeira e Contábil Pública sob a ótica do direito tributário. Análise dos tributos municipais. O ato e o contrato administrativo. Licitação. A prestação de serviços públicos e a ação reguladora do Estado.
ENGENHARIA ECONÔMICA
Estudos Avançados de Engenharia Econômica. Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Estudos: Viabilidade Econômica e retorno de Investimento. Custo do dinheiro no tempo: Fluxo de caixa, Taxas de Juros, Financiamentos.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Planejamento: Lei de Diretrizes Orçamentária, Execuções Orçamentária; Receita e despesas públicas. Endividamento e dívida pública. Gestão Patrimonial. Processo de controle e fiscalização. Gestão Fiscal. Escrituração e consolidação das contas. Prestações de Contas e relatórios.
CONTABILIDADE PÚBLICA
Sistemas da Contabilidade Pública e Planos de contas. Patrimônio Público. Estágio da receita e despesa pública. Controle e execução orçamentária. Resto a pagar. Regime Contábil. Estrutura. Contabilização e levantamento das demonstrações contábeis. Composição, conteúdo e interpretação do balanço patrimonial, balanço financeiro, balanço orçamentário e das demonstrações das variações patrimoniais.
ORÇAMENTO PÚBLICO
Lei de Diretrizes Orçamentária e o Plano Plurianual de investimento definidos. Princípios orçamentários, etapas e classificação orçamentária. Receita e despesa Pública. Despesas por funções e Programas. Categorias econômicas das receitas e despesas e exercício orçamentário, despesa e receita extra-orçamentária. Orçamento tradicional, orçamento de custeio. Orçamento Programa: definição, função, programa, projetos e atividades.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Modelos de custos (ABC) para atender as novas exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 4°, I, “e” e art. 50, § 3°), e apresentação de casos práticos. Contabilidade de Custo e a Contabilidade Financeira. Ciclos da Contabilidade Custos. Estudo das relações Custo-Volume-Saldo. Custo Padrão. Contabilização e Controle da Matéria-prima, Mão-de-obra direta e indireta.
CONTROLADORIA E AUDITORIA PÚBLICA
Análises técnicas e procedimentais de Auditoria Fiscal, as principais fontes financeiras no contexto dos Municípios e suas Autarquias, criadas pela Constituição de 1988, das normas gerais do Direito Tributário e dos processos administrativos e judiciais.
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
O Indivíduo e a Organização. Cultura Organizacional. As diferentes teorias motivacionais. Clima Organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho. Papel do gerente desenvolvedor (o coach). Administração de conflito e promoção de cooperação. Avaliação e Feedback de desempenho do indivíduo no trabalho.
PLANEJAMENTO EM TRANSPORTES E TRÁFEGO
Introdução à engenharia de tráfego: operação e controle viário; sinalização vertical e horizontal; circulação; semáforos. Gerenciamento e operação de transportes: regulamentação; pesquisas de transporte e trânsito; gerenciamento dos transportes públicos; cálculo tarifário.
MARKETING PÚBLICO
Marketing público. O papel da comunicação governamental nas relações entre o homem/sociedade e Estado, mediadas pelos veículos de comunicação. Técnicas de comunicação aplicadas às relações públicas governamentais.
PLANO DIRETOR
Fundamentação, Elaboração, Implementação e Gestão e princípios. Produção de espaços urbanos. Princípios de geoprocessamento aplicado ao Planejamento Urbano. Legislação. Estudo de Caso: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – Diagnóstico e Proposições.
LICITAÇÃO, CONTRATOS E CONVÊNIOS
Modalidades e Tipos de Licitação. Pregão Eletrônico. Processo licitatório: aspectos legais e procedimentos (dispensabilidade e inexigibilidade de licitação, modalidade de licitação, fase de licitação, revogação, invalidação, desistência e controle da licitação). Contratos Administrativos (aspectos gerais, formalização, execução, inexecução, controle pelo TCE/TCM). Convênios (aspectos gerais, formalização, execução, inexecução, controle).
ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA
Ética filosófica e científica: moral e moralidade. Abordagens éticas e relação das organizações com ética. A ética no trabalho do servidor público. Ética na esfera pública.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Funções e objetivos da metodologia científica. Aplicabilidade da metodologia da pesquisa. Estrutura e redação de trabalhos científicos. Utilização da bibliografia.
Métodos de estudo: fichamento; resenha; leitura e interpretação. Organização do trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Abordagens qualitativa e quantitativa. Conceituação de projeto de pesquisa e monografia científicas e padrões da ABNT. Ética em pesquisa.
enroll-wrap
Início do Curso 03-2017
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins 15 meses
Matrícula R$ 497.50 R$ 398.00

Compartilhe Nossos Cursos