Realizar Busca

Cursos

Auditoria dos Sistemas e Serviços de Saúde

20%
MBA-em-Gestão-e-Auditoria-em-Sistemas-de-Saúde

OBJETIVO GERAL:

Habilitar profissionais com graduação superior para implantarem, desenvolverem e atuarem na avaliação, controle e auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde.

OBJETIVO ESPECÍFICO:  

Capacitar os profissionais de nível superior na área de saúde e afins para o exercício competente das funções de auditores de sistemas de saúde em empresas contratantes de serviços (planos de saúde, seguradoras, autogestão em saúde e outras) e de assistência médica e hospitalar e para o desempenho das funções de auditores internos (Controller) em empresas prestadoras de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios e outras) de assistência médica e hospitalar.

PÚBLICO ALVO   

Profissionais graduados em Enfermagem.

CARGA HORÁRIA: 480 HORA/AULA

360 Horas de aula + 120 horas: Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS  

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS: 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE 

Indicadores epidemiológicos. Epidemiologia e Gerência dos Serviços Hospitalares. Epidemiologia Hospitalar na avaliação em Serviços de Saúde. Coeficientes relacionados com AIHs e de Morbidade Hospitalar. Indicadores assistenciais aos pacientes. Indicadores de Recursos Humanos. Sistemas de Informação em Saúde.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM AUDITORIA 

Fundamentos da tecnologia da informação. Cenário atual e as perspectivas das facilidades da informática no desempenho da função de auditor. O valor estratégico da informação e gestão do conhecimento. A informação entre o auditor e os demais profissionais com os quais este se relaciona. O processo de compartilhamento da informação: redes, intranet e internet.

QUALIDADE E AUDITORIA EM SAÚDE 

Qualidade e o foco no cliente de serviços de saúde. O desenvolvimento dos sistemas de qualidade, normatização e certificação e sua aplicação em serviços de saúde. Auditoria da qualidade: conceituação e objetivos. Classificação das auditorias de qualidade. Planejamento e programação de auditoria da qualidade. Métodos e técnicas de avaliação da excelência dos serviços prestados e nível de satisfação dos clientes. O Sistema Nacional de Acreditação Hospitalar Brasileiro, e a aplicabilidade em auditoria de sistemas de saúde.

SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE  

Visão histórica da assistência à saúde Pública no Brasil e seus sistemas. Sistemas vigentes e seus impactos socioeconômicos. SIA/SUS, SIH/SUS, SIM, SINAN, SISVAN Novos modelos para a solução da equação custo x benefício. Pontos fortes e deficiências na assistência à saúde. O sistema SUS: sua regulamentação, órgãos reguladores e níveis hierárquicos. Competência de cada ente público e Comissão corregedora tripartite. O Sistema Suplementar de Saúde: regulamentação, órgãos reguladores, fiscalizadores e de representatividade do setor.

AUDITORIA DO SISTEMA SUS 

Avaliação dos Sistemas de Serviços de Saúde Pública SIA/SUS, SIH/SUS, SIM, SINAN, SISVAM: estudo de sua regulamentação, organização, níveis de competência e ações desenvolvidas no controle e auditoria operacional da rede própria e credenciada. O papel do auditor na mudança de abordagem nas ações de saúde. Estudo dos programas específicos do MS (Farmácia Básica, PSF, Carências Nutricionais).

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM AUDITORIA 

Ética, deontologia e bioética. Deveres de conduta do auditor: decálogo ético do auditor;  informação; auto-informação; vigilância e abstenção de abuso. Normas relativas ao posicionamento entre: auditor e auditado; auditor e pacientes. Os deveres de conduta. Responsabilidade civil e penal dos profissionais de saúde. Os direitos do cidadão: o profissional de saúde diante do código de defesa do consumidor. Lei nº 9.656/98 – Lei dos Planos de Saúde.

AUDITORIA OPERACIONAL EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE 

Auditoria em Saúde. Qualificação desejável do Auditor. Modus Operandi. Funções, operacionalização, estrutura e atribuições dos administradores. Protocolo técnico. Instrumentos e roteiro da Auditoria Operacional.  Mecanismos e Instrumentos de regulação. Análise de prontuário e de documentos. Sistema suplementar. Auditoria em serviços ambulatoriais e em serviços hospitalares de Planos de Assistência e de Seguros de Saúde.

O papel da enfermagem na auditoria de cuidados: sua importância na avaliação da qualidade dos serviços prestados e eficácia do tratamento. Identificação e análise do uso eficiente de equipamentos e materiais médico hospitalares. Instrumentos de análise e controle da assistência de enfermagem.

AUDITORIA GERENCIAL 

Rede credenciada. Avaliação das capacidades técnica, física e funcional dos prestadores de serviço. Métodos de controle de demanda dos prestadores de serviço e dos usuários. Custos da assistência médica. O papel do auditor na identificação e monitoramento dos ofensores dos custos. Estabelecimento de controles e alarmes internos dos custos por subsistemas de assistência à saúde. Gerenciando a auditoria e a análise das contas médicas. O papel do auditor como negociador e facilitador da assistência à saúde. Atividade de regulação do sistema de saúde.

AUDITORIA EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA, INTERNAÇÃO E TERAPIA INTENSIVA 

Hospitais sentinela e Gerência de Risco – legislação, implantação e desenvolvimento do Programa, segundo a ANVISA. A avaliação das ações desenvolvidas e as relações contratuais. Métodos e ferramentas de análise dos serviços prestados. Auditoria em Neonatologia e UTI Neonatal. Auditoria em UTI e Unidade Coronariana, em Oncologia Clínica. Terapia Renal Substitutiva. Auditoria em serviços ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos: classificação e análise do impacto sobre os custos dos sistemas.

AUDITORIA ODONTOLÓGICA 

Estudo do sistema público de assistência odontológica, visão crítica do modelo, métodos de controle, auditoria e perícia. A odontologia de grupo como força emergente no mercado de assistência à saúde, seu estudo evolutivo, métodos de auditoria e perícia odontológica. Identificação de fatores de risco para fraudes e conivências.

AUDITORIA EM FISIOTERAPIA 

A efetiva participação do fisioterapeuta em equipe multidisciplinar de auditoria em saúde. Principais ofensores dos custos em fisioterapia. Formulação de indicadores de qualidade na terapia fisioterápica. Consenso, protocolos e guidelines em fisioterapia. Construindo a base modelar de auditoria em fisioterapia. Identificação de fatores de risco para fraudes e conivências.

AUDITORIA EM SERVIÇOS DE FARMÁCIA 

Identificação estrutural e organizacional dos serviços de farmácia; apresentação do ciclo de assistência farmacêutica e das legislações sanitárias e contábeis vigentes. Identificação de fatores de risco para fraudes e conivências.

GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE 

Conceitos e Natureza da Gestão de Recursos financeiros. Conceitos Contábeis e Financeiros.Implantação, desenvolvimento e Controle de custos nos serviços de Saúde. Avaliação, Controle e Auditoria da Gestão Administrativa.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 

Ciência e Pesquisa. Ética na pesquisa. Conhecimento Científico. Planejamento da Pesquisa. Projeto de pesquisa. Construção e Execução da Pesquisa em Auditoria em Serviços de Saúde. Referências Bibliográficas e Bibliografia.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 

Comunicação em educação. Motivação e aprendizagem, liderança e gerência eficaz. O profissional frente a prática. Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento e avaliação de ensino. Metodologia de ensino.

TÓPICOS ESPECIAIS 

De acordo com o interesse da turma e mediante aprovação de todos, os alunos poderão escolher dois entre os tópicos relacionados: Auditoria Odontológica; Auditoria em Fisioterapia; Auditoria em Serviços de Farmácia.

enroll-wrap
Início do Curso 03-2017
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins: 15 meses
Matrícula R$ 497.50 R$ 398.00

Compartilhe Nossos Cursos