Realizar Busca

Cursos

Farmácia Clínica e Hospitalar

20%
Farmácia-Clínica

OBJETIVO GERAL

 Capacitar o profissional Farmacêutico a interagir com a sociedade e comunidade, resgatando seu papel como profissional de saúde, proporcionando oportunidades de prestar informações básicas sobre saúde, prevenindo doenças; exercendo o seu papel com responsabilidade; capacitando-se para adaptar as diretrizes da atenção farmacêutica à sua realidade profissional e ao ambiente de trabalho, administrando com eficiência e de forma interdisciplinar.

PÚBLICO ALVO

Farmacêuticos, farmacêuticos-bioquímicos e outros profissionais das ciências da saúde que atuem ou queiram se aprimorar nesta área de atuação.

CARGA HORÁRIA: 500 HORAS/AULA

360 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), à cada 21 dias.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas vezes por mês.

DURAÇÃO DO CURSO

24 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMÁCIA CLÍNICA
Atenção farmacêutica ao paciente SUS; Ações da assistência farmacêutica; padronização dos medicamentos essenciais; capacitação dos recursos humanos envolvidos com a área de assistência farmacêutica; elaborar normas e procedimentos da área correlacionada. Assistência farmacêutica na farmácia e nos hospitais.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
CEME, RENAME e Farmácia Básica: concepção, falência e iniciativas estaduais. Política de medicamentos destinada aos cuidados primários de saúde. Adequação à Sétima Lista de Medicamentos Essenciais da OMS; capacidade de produção do medicamento, que possibilita a garantia da continuidade.
CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DOENTE ONCOLÓGICO
Uso racional de fármacos e serviços orientados para o paciente oncológico. Terapia medicamentosa individual. Desenvolvimento de planejamento de cuidado para cada individuo. Entender o câncer como um tratamento a longo prazo com monitorização intensa. Cuidado farmacêutico e qualidade de vida do doente. Estreita relação com a equipe multidisciplinar.
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E BIOSSEGURANÇA
Vias de Administração, Conhecer os diferentes grupos de fármacos, seu percurso no organismo, indicações terapêuticas, efeitos adversos e mecanismo de ação; Fármacos na gestação, amamentação e extremos etários; Formulações farmacêuticas, anti-inflamatórios, antibióticos, genéricos, psicotrópicos. Biossegurança.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA
Deontologia farmacêutica; A farmácia enquanto profissão; Classificação, formação, hierarquia, revogação e irretroatividade das leis; Portaria 344/98 da SVS.RDC 33/2000 da ANVISA. Lei dos Genéricos 9787/1999.Leis e decretos pertinentes à profissão. Código de ética da profissão farmacêutica. Âmbito da profissão farmacêutica. Conselhos de Farmácia.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Transporte de fármacos através das membranas; Interações físico-químicas; Farmacocinética dos medicamentos e suas interações; Absorção, distribuição, metabolismo e excreção das drogas; Farmacodinâmica; Interações dos medicamentos com alimentos; Interações dos medicamentos com álcool; Interações por classe farmacológica; casos clínicos. Reações adversas a medicamentos. Interações medicamentosas em Idosos.
FARMACOEPIDEMIOLOGIA E SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS
O medicamento e o efeito placebo. O consumo de medicamentos; O medicamento: um objeto da epidemiologia; Estudos epidemiológicos e medicamentosos; Estudos descritivos; Estudos ecológicos; Estudos transversais; Estudos caso-controle; Estudos de coorte; Ensaio clínico randomizado; Fármaco vigilância. Programas de notificação espontânea. Monitorização intensiva em pacientes hospitalizados.
GESTÃO DE PESSOAS NO MERCADO FARMACÊUTICO
Políticas de recursos humanos. Diretrizes para melhoria da qualidade. Educação e treinamento. Plano de desenvolvimento pessoal. Administração de conflitos. Clima organizacional l.
POLÍTICA DE MEDICAMENTOS
O papel do medicamento no processo saúde-doença. O mercado farmacêutico mundial. Características do mercado farmacêutico brasileiro. A questão das patentes. Controle de qualidade em medicamentos. A vigilância sanitária. Medicamentos essenciais. Medicamentos genéricos. Diretrizes da política nacional de medicamentos.
FARMÁCIA HOSPITALAR
Prática clínica- hospitalar; Farmácias satélites; vigilância sanitária sobre psicotrópicos e entorpecentes; normas para o correto descarte dos medicamentos.
FARMACOLOGIA GERAL
Farmacoterapia do SNA simpático; farmacoterapia do SNA parassimpático Interações Medicamentosas Relevantes; Fundamentos Básicos de Pesquisa Clínica; Fitoterapia Clínica; Quimioterapia; Antibioticoterapia Farmacoterapia dos Distúrbios Cardiovasculares e Renais: anti hipertensivos, cardiotônicos e antianginosos; nos Distúrbios Cardiovasculares e Renais: anticoagulantes, fibrinolíticos e antiarrítmicos; nos Processos Inflamatórios e Dolorosos; nos Distúrbios Gastrintestinais; Farmacoterapia nos Distúrbios Respiratórios; Psicofarmacologia; Farmacoterapia dos Distúrbios Endócrinos e Metabólicos: antidiabéticos, anticoncepcionais, medicamentos para disfunção erétil, medicamentos para obesidade; medicamentos para os ossos e tireoide.
METODOLOGIA DO ENSINO
Motivação. Ensino e aprendizagem em saúde. Importância da educação continuada em saúde. O processo de comunicação: conceitos e modelos. Técnicas básicas de comunicação verbal e não verbal. Liderança. Educação Continuada e equipes de trabalho. Planejamento e Avaliação do Ensino.
METODOLOGIA DE PESQUISA.
Ciência e pesquisa. Conhecimento científico. Planejamento da pesquisa. Referencias bibliográfica e bibliografia. Projeto de pesquisa. Execução da pesquisa. Seminários de pesquisa. Ética em Pesquisa.
enroll-wrap
Início do Curso 02-2018
Duração 24 Meses
Matrícula R$ 525.00 R$ 420.00

Compartilhe Nossos Cursos