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Fisiologia do Esforço e do Exercício Físico

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OBJETIVO GERAL

Propiciar o aperfeiçoamento científico dos profissionais da área, para a prescrição e orientação de exercícios físicos direcionados à promoção da saúde envolvendo força, resistência e flexibilidade.
Aperfeiçoar os conhecimentos científicos sobre o ser humano e suas respostas fisiológicas aos exercícios e ao esforço físico.
Capacitar em nível de pós graduação, os cursistas no diagnóstico das condições físicas humanas, para a prescrição de exercícios ou atividades físicas.

PÚBLICO ALVO

Graduados na área de saúde e da educação.

CARGA HORÁRIA: 500 HORAS/AULA

380 Horas de aula
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h as 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.
LINS:Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média três vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

Araçatuba: 12 meses.
Lins: 15 meses.

DISCIPLINAS E EMENTAS

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO
Estudo dos sistemas de fornecimento de energia, e dos efeitos fisiológicos agudos e crônicos da prática da atividade motora no organismo humano. Histórico da fisiologia atividade motora e suas escolas: No exterior e no Brasil. Formas de aplicação dos conceitos da fisiologia da Atividade Motora na prática da atividade física regular e no treinamento desportivo.
METODOLOGIA DO ENSINO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Análise dos conceitos e principais correntes pedagógicas da educação. Técnicas Didáticas Modernas para o Ensino Superior. Comunicação no processo didático. Processo de Ensino e aprendizagem. Avaliação do ensino. Jogos de simulação. A presença do Estado no desenvolvimento do esporte e o papel dos profissionais em Educação Física, metodologia do ensino da Educação Física, planejamento didático, análise crítica dos diferentes métodos de ensino em Educação Física.
METABOLISMO E NUTRIÇÃO APLICADA A ATIVIDADE FÍSICA
Regulação metabólica no repouso e durante o exercício agudo. Importância dos macro e micronutrientes para a manutenção ou melhoria do desempenho físico. Necessidades nutricionais de praticantes de programas de exercícios físicos variados. Administração de suplementos alimentares. Considerações nutricionais especiais para indivíduos fisicamente ativos.
FISIOLOGIA E PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS
Estudo dos fatores predisponentes e preventivos de lesões esportivas e suas implicações psicofisiológicas, com ênfase nos mecanismos endógenos e exógenos decorrentes da interação do sujeito com seu ambiente físico-social.
APTIDÃO FÍSICA E CONDICIONAMENTO FÍSICO
Relação entre atividade física, aptidão física, saúde e desempenho atlético. Associação entre os fatores de risco à saúde e o estilo de vida cotidiano. Princípios para a avaliação, prescrição e orientação de programas de exercícios físicos voltados para a promoção da saúde e para o desempenho.atlético. Delineamento de programas de exercícios relacionados a resistência cardio-respiratória, força, resistência muscular e flexibilidade. Importância do controle de peso corporal para a saúde e para o desempenho atlético
FISIOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA NO EXERCÍCIO
Princípios e conceitos da fisiologia cardiovascular. Propriedades cardíacas. Efeitos do exercício regular. Pressão arterial e exercício. Suprimento sanguíneo do coração. Metabolismo do miocárdio. Capacidade Funcional do sistema cardio vascular. Estruturas e funções Pulmonares. Controle da ventilação. Regulação da ventilação durante o exercício. Adaptações na respiração durante o treinamento. Consumo de oxigênio e sua aplicabilidade na prescrição de exercícios. Fisiologia da produção da força muscular.
FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Estudo do desenvolvimento dos sistemas fisiológicos e suas características durante a pratica do exercício físico durante a infância e adolescência. Fundamentos biológicos na infância e adolescência. Evolução do sistema cardiovascular na infância e adolescência. Potência aeróbia (Consumo máximo de oxigênio ) na infância e adolescência. Potência anaeróbia na infância e adolescência. Evolução da força muscular na infância e adolescência.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Métodos de pesquisa científica. Fases de uma pesquisa científica. Normas técnicas para elaboração de uma monografia. Construção de uma monografia. Técnicas estatísticas, interpretação e discussão de resultados. Seminário de monografia.
METODOLOGIA DO ENSINO
Motivação. Ensino e aprendizagem em saúde. Importância da educação continuada em saúde. O processo de comunicação: conceitos e modelos. Técnicas básicas de comunicação verbal e não verbal. Liderança. Educação Continuada e equipes de trabalho. Planejamento e Avaliação do Ensino.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO:
FLEXIBILIDADE
Conceitos e Definições- Avaliação da flexibilidade – Adaptabilidade do sistema neuro-muscular por meio de exercícios de alongamento- Desenvolvimento da flexibilidade- Métodos de flexibilidade- Programa de flexibilidade- exercícios de alongamento relacionado à saúde- doença e desempenho atlético- técnica e aplicabilidade de exercícios de alongamento.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INDIVÍDUOS SADIOS
Relação entre alimento, nutriente, dieta e refeição. Importância dos macro e micronutrientes para a manutenção ou melhoria da qualidade de vida. Valor energético dos alimentos e custo calórico das atividades físicas. Avaliação nutricional. Necessidades nutricionais para indivíduos sadios. Alteração comportamental dos hábitos alimentares.
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Início do Curso 02-2018
Duração Araçatuba 12 meses/ Lins 15 meses
Matrícula R$ 499.00 R$ 399.20

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