Realizar Busca

Cursos

Nutrição Funcional e Fitoterápica

32.1%

OBJETIVO 

Objetivo do Curso: capacitar o profissional nutricionista para o atendimento clínico individualizado, reconhecendo e fundamentando-o no diagnóstico e tratamento nutricional, utilizando além dos princípios básicos da Nutrição, os princípios da nutrição funcional e fitoterápica, a fim de promover, recuperar e manter a saúde.

PÚBLICO ALVO  

Profissionais graduados em Nutrição, Educação Física, Farmacêuticos, Biomédicos, Médicos e profissionais de áreas.

CARGA HORÁRIA

420 Horas de aula + Trabalho de Conclusão de Curso

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS 

Sextas-feiras 19h às 23 h aos Sábados 8h às 12h e das 13h às 17h, uma ou duas vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO 

18 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS: 

MÓDULO 1: NUTRIÇÃO FUNCIONAL

  • Requisitos Legais da Nutrição Funcional

Alimentos funcionais – histórico, definição, Regulamentação dos Alimentos Funcionais – ANVISA: Resolução nº 16 de 30/04/99, Resolução nº 17, de 30/04/99, Resolução nº 18 de 30/04/99, Resolução nº 19 de 30/04/99, Resolução 23/2000, Decreto-Lei 986/66, Guia de Comprovação da Segurança de Alimentos e Ingredientes. Aprovação de um produto funcional, requisitos e procedimentos necessários. Processo de inserção de novos produtos funcionais no mercado. Conceituação de Nutrição Funcional. Teia de interconexão metabólica.

  • Alimentos Funcionais – composição química e bases das aplicações clínicas

Classificação química; Controle de qualidade e rotulagem. Alegações funcionais. Nutracêuticos. Classes de compostos bioativos. Classes de compostos funcionais e nutracêuticos: probióticos, prebióticos, fibras, alimentos sulforados e nitrogenados, vitaminas antioxidantes, compostos fenólicos, ácidos graxos poli-insaturados.

  • Bioquímica da Nutrição

Atividade de água nos alimentos. Carboidratos, Proteínas, Lipídeos e Enzimas – Presentes nos alimentos – estrutura molecular, classificação, reações orgânicas. Metabolismo Celular. Principais reações metabólicas (anabolismo, catabolismo, biossíntese e degradação). Respiração Celular. Interações metabólicas. Jejum.

  • Vitaminas e Minerais – Bioquímica e Metabolismo:

Vitaminas e Minerais: Características Químicas. Classificação. Dose Recomendada. Metabolismo. Função. Deficiência. Toxicidade. Interações Metabólicas.

  • Estresse Oxidativo e Antioxidantes Naturais

Radicais Livres e ação fisiológica – espécies reativas relacionadas. Geração de radicais livres e espécies reativas em sistemas biológicos. Radicais Livres, doenças e envelhecimento. Espécies reativas como biomoléculas úteis. Oxidação de lipídeos e consequências biológicas. Oxidação de proteínas e consequências biológicas. Oxidação de DNA e RNA e consequências biológicas. Consequências do estresse oxidativo: danos, adaptação e morte celular.  Regulação e manipulação do sistema antioxidante: Defesas antioxidantes enzimáticas e Antioxidantes não enzimáticos.

  • Imunologia, Intestino e Disbiose

Sistema Imunitário – interações celulares e humorais – mecanismo de defesa e regulação da resposta imune. Reações Antígeno-anticorpo. Sistema imunológico intestinal. Microbioma Intestinal – composição, diversidade, desenvolvimento e fisiologia. Fatores que afetam a composição da microbiota intestinal. Disbiose intestinal: causas, consequências orgânicas, sintomas e tratamento. Microbiota intestinal e metabolismo.

  • Alergias, Hipersensibilidades Alimentares e Destoxificação

Alergias e hipersensibilidades alimentares: sistema imunológico e alimentos, sintomas, causas e tratamento. Destoxificação: conceituação, bases moleculares e rotas metabólicas para a prática clínica. Compostos bioativos e destoxificação.

MÓDULO 2: FITOTERAPIA

  • Requisitos Legais da Fitoterapia

Processos legais para o registro de fitoterápico no Brasil, aspectos da legislação no controle dos medicamentos fitoterápicos. Bases legais para prescrição fitoterápica pelo nutricionista.

  • Bases da farmacotécnica aplicada à Fitoterapia

Contexto histórico; Definições; Matérias-primas vegetais; Princípios ativos; Extração; Formas farmacêuticas de fitoterápicos; Controle de qualidade; Garantia da qualidade; Aspectos legais.

  • Farmacologia e toxicologia de fitoterápicos

Noções básicas de farmacologia; Toxicologia; Contraindicações e Eventos Adversos; principais plantas envolvidas em intoxicações; Contaminações de Fitoterápicos.

 MÓDULO 3: NUTRIÇÃO FUNCIONAL E FITOTERAPIA NAS PATOLOGIAS

  • Distúrbios do Trato Gastrintestinal

Fisiopatologia, aplicação da nutrição funcional e fitoterápica na prevenção e controle; fitoterápicos que agem no sistema digestório.

  • Neoplasias, doenças imunológicas e cardiovasculares

Fisiopatologia; Aplicação da nutrição funcional e fitoterápica na prevenção e controle. Afecções do sistema cardiovascular.

  • Doenças metabólicas – Resistência à Insulina e Diabetes, Síndrome dos Ovários Policísticos, Hipotiroidismo e Menopausa

Fisiopatologia das doenças, aplicação da nutricional funcional e fitoterápica na prevenção e controle.

  • Obesidade

Fisiopatologia; Aplicação da nutrição funcional; Plantas que auxiliam no emagrecimento e/ou tratamento da Obesidade.

  • Nutrigenômica e Nutrigenética

Organização do genoma e variação individual. Mutação, herança, expressão gênica e síntese de proteínas. Interação entre fatores alimentares e expressão gênica. Marcadores gênicos ligados a nutrição. Epigenética aplicada a nutrição. Principais técnicas e exames em genômica e genética nutricional

MÓDULO 4: NUTRIÇÃO FUNCIONAL E FITOTERAPIA NOS CICLOS DA VIDA

  • Gestação e Lactação

Fatores dietéticos e ambientais versus (in)fertilidade. Alterações bioquímicas e fisiológicas na gestação e lactação. Manejo de distúrbios gestacionais (obesidade, desnutrição, diabetes gestacional, distúrbio hipertensivo da gestação, hiperêmese gravídica). Programação metabólica. Nutrientes e suplementação na gestação e lactação. Alimentação e uso de fitoterápicos na gestação e lactação.

  • Criança e Adolescente

Aleitamento Materno: fisiologia, importância e composição do leite materno.  Alergia alimentar na infância e adolescência. Fórmulas infantis. Cólicas e refluxo no bebê. Introdução alimentar na visão funcional. Relação entre nutrientes e poluentes ambientais na gestação com autismo e TDAH. Carências e excessos nutricionais na infância e adolescência. Obesidade e Síndrome Metabólica na infância e adolescência e repercussões na vida adulta. Adolescência: desenvolvimento puberal, padrão alimentar e importância dos nutrientes nessa fase. Transtornos alimentares. Acne em adolescentes. Fitoterapia na infância e adolescência.

  • Adulto e Idoso

Caracterização da vida adulta. Saúde do homem e da mulher.  Sinais e sintomas de deficiências nutricionais. Funcionamento sistema nervoso central. Neuroendocrinologia do Estresse e ciclo cicardiano. Distúrbios do sono e enxaqueca. Transtornos de ansiedade, humor e depressão. Caracterização, alterações fisiológicas, polifarmácia e carências nutricionais no envelhecimento. Modulação de alterações nutricionais no idoso pela nutrição funcional e fitoterapia. Doenças neurológicas (Doença de Alzheimer e Parkinson).

MÓDULO 5: Nutrição Funcional e Fitoterapia no Esporte

Nutrição esportiva funcional e a teia de interconexões metabólicas; Bioquímica e fisiologia na nutrição esportiva funcional; Avaliação nutricional no esporte; Nutrigenômica e treinamento desportivo; Recursos ergogênicos e fitoterápicos; Nutrição funcional em diferentes modalidades esportivas; Nutrição funcional em atletas praticantes de atividade física com necessidades especiais.

MÓDULO 6: Nutrição Funcional e Fitoterapia em Estética e Cuidados Dermatológicos

Tendências em estética. Microbioma intestinal e importância na estética. Estrutura e fisiologia da pele. Alterações cutâneas: nutrientes e fitoterápicos. Mecanismo de ação dos compostos bioativos e nutrientes. Fitoterápicos moduladores do processo de envelhecimento. Causas da acne e modulação por nutrientes e fitoterápicos. Hidrolipodistrofia ginóide, estrias, unhas e alopecia: fisiopatologia, fatores dietéticas e ambientais, e tratamento nutricional (nutrientes e fitoterápicos).

 MÓDULO 7: Atendimento Funcional e Fitoterápico em Nutrição Clínica

  • Bases teóricas de Atendimento Nutricional

Componentes da anamnese nutricional. Exame físico nutricional. Comportamento alimentar. Métodos de avaliação da ingestão alimentar. Entrevista nutricional. Técnicas de comunicação. Avaliação do preparo para mudança de comportamento. Estratégias de intervenção nutricional.

  • Exames Laboratoriais na prática clínica

Exames bioquímicos sobre a visão da nutrição funcional. Solicitação e interpretação de exames laboratoriais para avaliação de função cardíaca (homocisteína e perfil lipídico), tireoidiana, renal. Hemograma e nutrientes. Saúde óssea e exames bioquímicos. Vitaminas e Minerais.  Avaliação bioquímica de parâmetros hormonais. Avaliação laboratorial de metais pesados. Perfil hepático. Diabetes e doença celíaca: parâmetros bioquímicos.

  • Prescrição na Nutrição Clínica – Fórmulas e Prescrição de Compostos Bioativos e fitoterápicos

Bases normativas, regulatórias e condutas para prescrição de suplementos. Prescrição de suplementos a partir da Avaliação Nutricional, fases da vida e em estados patológicos. Prescrição de Suplementos em Atividade Física e Esporte. Biodisponibilidade e Interações entre nutrientes. Formas farmacêuticas. Análise de Casos Clínicos.

MÓDULO 8: Prática Clínica – Atendimento Ambulatorial

Acompanhamento clínico de voluntários. Aplicação de anamnese nutricional. Avaliação Nutricional. Prescrição Fitoterápica e dietética. Suplementação Magistral de nutrientes e compostos bioativos.

 MÓDULO 9: Formação e Aprimoramento Profissional

  • Ética

Fundamentos da ética. Bioética e aplicações sociais, ambientais e na pesquisa científica. Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos e animais. A atuação ética do nutricionista.  Entidades representativas da categoria. Responsabilidade social. A ética diante dos diversos grupos sociais.

  • Metodologia Científica:

Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Oratória. Métodos e técnicas de pesquisa.  Base de dados. Estilo da redação técnico-científica. Normas para elaboração de trabalhos científicos. A organização de texto científico (Normas ABNT e Vancouver). Discussão acerca do trabalho de conclusão de curso.

Reviews Statistic

0
0 out of 0
0 Ratings
5 Start 0
4 Start 0
3 Start 0
2 Start 0
1 Start 0

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Be the first to review “Nutrição Funcional e Fitoterápica”

enroll-wrap
Início do Curso 2018-02-02
Duração 18 meses
Matrícula R$ 556.50 R$ 377.93

Compartilhe Nossos Cursos