Realizar Busca

Cursos

Saúde Mental

20%
saude-mental-no-trabalho-e-tema-de-congresso

OBJETIVO GERAL:   

Especializar profissionais para atuar nas áreas psicopedagógicas.

PÚBLICO ALVO: 

Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos objetivando suprir as necessidades de especialização dos recursos humanos que atuam junto à saúde pública, em especial com os doentes mentais, da região

CARGA HORÁRIA: 480 HORA/AULA

360 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO  

ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS:  

HISTÓRIA E PARADIGMAS EM SAÚDE MENTAL 

Retrospectiva histórica da psiquiatria, das estratégias de intervenção do modelo clássico do alienismo pineliano, de apropriação conceitual de ação sobre a loucura/doença mental. Contextualização da reforma psiquiátrica e de redefinição do campo. Compreensão do processo evolutivo do modelo bio-médico sobre a loucura/doença mental. O novo paradigma em Saúde Mental. Visitas aos CAPs.

SAÚDE MENTAL E SAÚDE PÚBLICA   

A construção do SUS. Leis e portarias operacionais e a demanda. Estratégias de planejamento em saúde coletiva e saúde mental. Conceitos de saúde e modelos assistenciais. A epidemiologia como instrumento de planejamento e gestão para serviços de saúde. Os níveis da assistência à saúde e o papel do Hospital no sistema assistencial. A organização da assistência à saúde Mental no Brasil. Os princípios e instrumentos de gestão do SUS. CAPs e NAPs. Avaliação de qualidade da assistência e o impacto das ações em saúde. Pratico: Pesquisa de atenção à saúde mental em seu município.

SEMIOLOGIA E PSICOPATOLOGIA GERAL  

Psicopatologia geral (funções mentais e dinâmicas da subjetividade) e psicopatologia específica (principais transtornos mentais) para a aplicação em projetos terapêuticos individuais e grupais. Escuta em triagem e projetos de reabilitação. Arsenal terapêutico que vem sendo desenvolvido, após a 2ª Guerra Mundial. Psicofarmacoterapia. Socioterapias. Terapia Ocupacional. Psicoterapia. Terapias Complementares. Prática: Vivências, testes.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Psicologia e desenvolvimento psicossexual. Infância, Adolescência, Idade Adulta e Envelhecimento. A questão de ética, sociedade e Saúde Mental. O Cuidado com o outro, Padrões de comportamento e estigmatização. Fatores bio-psico e sociais desencadeantes de adoecimento e seu impacto na relação familiar e sociedade. Interrelacionamento pessoal. Grupo Social e sua importância. Dinâmicas de Grupo para o trabalho com saúde Mental. Lidando com as diferenças. Prática: Vivencias e Roll-plays.

ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL 

Modelos em saúde mental e assistência psiquiátrica. Características e princípios de planejamentos e organização dos serviços e demais dispositivos de natureza territorial em saúde mental. Instrumentalização e avaliação dos técnicos nas atividades de gerência. Conhecimento da legislação e portarias do Ministério de Saúde. Pratica: Levantamento dos serviços oferecidos na região, pesquisa de modelos complementares na atenção a saúde mental.

ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 

Saúde Mental e atenção psicossocial. Fundamentos, Conceitos Básicos, Técnicas, Instrumentos Terapêuticos e acompanhante terapêutico. Relação entre a reabilitação e inserção social. O papel da Saúde na reabilitação biopsicosocial.Criança e adolescente:riscos e direitos sociais. Atenção Familiar. Saúde da Família. A cultura da Família e da Comunidade. Terapia Ocupacional.

Aspectos históricos relativos ao mundo do trabalho e a saúde mental. Prática: Vivencias de práticas em cada tema.

TRABALHO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL 

A dinâmica Institucional. Inter-relacionamento humano. Relações de trabalho. A equipe multiprofissional: multi, inter e trans-disciplinaridade. Inserção da equipe no território. Cuidando do Cuidador. Prática: Vivências e Roll-plays de Acolhimento inicial e entrevistas preliminares.

 

PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL – GRUPOS ESPECÍFICOS  

A Saúde Mental em grupos de doenças infecto-contagiosas – AIDS. Alcoolistas. Drogadictos. Idoso. Saúde Mental em Empresas. Instituições Escolares, creches e Hospitais Gerais. Cooperativas e associações de familiares e usuários. Saúde Mental Comunitária- Terapia Comunitária. Prática: Vivencias de Experiências Inovadoras em cada grupo.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: TABAGISMO, ALCOOLISMO E DROGAS    Dependência química. Drogas lícitas e elícitas. Epidemiologia do consumo de substâncias psicoativas. Abordagens e tratamento dos dependentes químicos. Teste de Ferguson. Prática: Vivencias, experiências do grupo de pesquisa Dr. Laranjeiras.

 

A DINÂMICA DA FAMILIA EM SAÚDE MENTAL

Famílias com transtornos mentais. Famílias psicossomáticas. Famílias Alcoolistas. Ciclo Vital. Estressores do ciclo vital. Acolhimento e Primeira entrevista. Adesão ao tratamento. Técnicas e Instrumentais no trabalho com a família. Prática: Vivências e Roll-Plays.

METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À SAÚDE MENTAL 

Ciência e pesquisa em Saúde Mental. Conhecimento científico. Tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa. Construção e execução da pesquisa. Normas da ABNT. Referências bibliográficas e Construção do Relatório. Prática: Construção do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa com seres humanos.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR  

Motivação e Aprendizagem. O profissional e a prática pedagógica. Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de em ensino. Metodologia de ensino. Técnicas específicas de ensino.

enroll-wrap
Início do Curso 06-2017
Duração Araçatuba: 12 meses Lins: 15 meses
Matrícula R$ 497.50 R$ 398.00

Compartilhe Nossos Cursos