Realizar Busca

Cursos

Saúde Pública e Saúde da Família

20%
Gestão-Estratégica-de-Saúde-da-Família

OBJETIVO GERAL:   

Capacitar profissionais de nível superior para atuarem em Administração e Planejamento de Saúde Pública e Saúde da Família, promovendo o inter relacionamento dos diferentes profissionais procurando instrumentá-los para implementar mudanças no contexto social e na prática profissional e docente.

PÚBLICO ALVO:   

Enfermeiros, Dentistas, Médicos, Bioquímicos, Professores da área de Ciências Biológicas, Assistentes Sociais, Psicólogos, Fisioterapeutas, Administradores, Contabilistas, bem como outros Profissionais da Área de Saúde.

CARGA HORÁRIA: 480 HORA/AULA

360 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS  

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS:

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL   

A evolução das políticas públicas de saúde. O movimento da reforma sanitária, a constituição de 1988 e a criação do sistema único de saúde e a construção do novo modelo assistencial. O arcabouço legal do SUS (leis 8080, 8142, NOB-96, NOAS01 e o pacto de gestão 2006).

EPIDEMIOLOGIA 

Processo saúde-doença e o uso da epidemiologia como instrumento de gerência do sistema de saúde. Análise dos indicadores epidemiológicos e os sistemas de informações em saúde (SINAN, SIM, SINASC, etc), como subsídio para o planejamento e gerenciamento dos serviços de saúde, em especial o sistema de informação da atenção básica.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Planejamento de programas de controle de zoonoses. Orientações e estratégias de ação para a vigilância e manutenção dos alimentos. Controle de vetores e sinantrópicos: a vigilância sanitária e epidemiológica. Controle das condições de saúde da população e dos serviços de saúde a contribuição das ações de vigilância sanitária na promoção da saúde e prevenção de doenças.

FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Fontes de financiamentos e investimentos no setor saúde. Instrumentos utilizados na gestão e controle financeiro do sistema de saúde. Sistema de auditoria e controle na gestão do SUS. Controle social do financiamento e investimento em saúde

ABORDAGEM FAMILIAR E DA COMUNIDADE

Dimensão histórica da família. Organizações familiares (contexto familiar e gênero). Interface da família com o processo saúde-doença. Abordagem sistêmica da família: técnica de entrevista, visita domiciliar. Instrumentos de abordagem familiar (genograma).

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Implantação da estratégia saúde da família como instrumento de reestruturação do sistema único de saúde. As especificidades da saúde da família e seus preceitos legais (portaria 648/06). As ações de atenção básica e a saúde da família – componentes atribuições de cada membro da equipe e da equipe como um todo. A equipe da saúde da família e os instrumentos de acompanhamento e avaliação (SIAB).

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS LOCAIS DE SAÚDE

Processo e metodologias utilizados no planejamento em saúde. Diagnóstico da comunidade – processo de territorialização e mapeamento. A utilização da programação pactuada municipal, regional e nacional no planejamento local, para o cumprimento de objetivos e metas.

ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA FAMÍLIA

Competências e habilidades para a assistência à família em todo o seu ciclo de vida, e especialmente dentro dos programas priorizados pelos serviços de saúde – saúde da criança e adolescentes; saúde da mulher; saúde do adulto e idoso, protocolo como ferramenta de assistência à saúde da família.

GESTÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DOS SISTEMAS DE SAÚDE  

Desenvolvimento de técnicas e estratégias atuais de administração de saúde pública, bem elaboradas para atingir o objetivo de melhorar a qualidade de vida e saúde dos municípios. Análise e avaliação da função gerencial dos órgãos públicos com vistas à implantação de políticas públicas setoriais.

AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE 

Avaliação dos Sistemas de Serviços de Saúde Pública SIA/SUS, SIH/SUS, SIM, SINAN, SISVAM: estudo de sua regulamentação, organização, níveis de competência e ações desenvolvidas no controle e auditoria operacional da rede própria e credenciada. O papel do auditor na mudança de abordagem nas ações de saúde. Estudo dos programas específicos do MS (Farmácia Básica, PSF, Carências Nutricionais).

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 

Conhecimento científico como subsídio para o planejamento da pesquisa. Planejamento e montagem do projeto de pesquisa. Normas e técnicas de pesquisa em saúde. Ética em pesquisa com seres humanos.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 

O processo de comunicação: conceitos e modelos. Relações entre educação e treinamento. Técnicas básicas de comunicação verbal e não verbal. Liderança. Motivação.Organização das situações de ensino. Ensino e aprendizagem em saúde. Educação continuada em saúde. Planejamento e práticas pedagógicas inovadoras para a educação em saúde.

enroll-wrap
Início do Curso 02-2018
Duração Araçatuba: 12 meses Lins: 15 meses
Matrícula R$ 525.00 R$ 420.00

Compartilhe Nossos Cursos