Realizar Busca

Cursos

Vigilância Sanitária e Gestão de Alimentos

20%
thumb-5-de-agosto-dia-nacional-da-vigilancia-sanitaria-29-1-2015-14-59-50-814_11883003

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista o grande desenvolvimento industrial, agrícola, de laticínios e de carnes da região de Três Lagoas, e percebendo a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais ligados à área de alimentos, o INEC preparou-se para ofertar um curso que satisfizesse essas necessidades. Outra consideração importante diz respeito ao Sistema Único de Saúde (SUS) que, na lei 8080, dispõe sobre a obrigatoriedade da atuação da vigilância sanitária nos municípios, onde a vigilância de alimentos cada vez mais necessita de profissionais atualizados.  O curso de especialização em Vigilância Sanitária e Gestão dos Alimentos será oferecido nas áreas de abrangência de Araçatuba visando a formação e qualificação de profissionais nutricionistas, médicos, médicos veterinários, bioquímicos, biólogos, bem como outros profissionais da área de Alimentos e Saúde, objetivando suprir as necessidades da região.

OBJETIVOS GERAIS

Possibilitar a capacitação de profissionais, para atuarem no planejamento, administração e execução de atividades na área de alimentos, a fim de adquirir uma visão crítica dos problemas ligados à proteção dos alimentos, e à saúde pública, envolvendo as fases de produção, industrialização, distribuição e comercialização de alimentos, tendo ainda a meta principal de cuidar e promover a saúde do consumidor

PÚBLICO ALVO

Médicos veterinários, Nutricionistas, bioquímicos, Engenheiros de Alimentos, profissionais de Hotelaria e outros profissionais da área de saúde.

CARGA HORÁRIA: 495 horas/aula

360 Horas de aula
15 horas de visitas técnicas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

SISTEMA DE VIGILÂNCIA DE SAÚDE PÚBLICA  

Implantar e executar ações de vigilância sanitária, em todos os níveis de serviço, voltados para a proteção dos alimentos;

VIGILÂNCIA      EPIDEMIOLÓGICA     DAS     DOENÇAS     TRANSMITIDAS      POR ALIMENTOS (teórica e prática)

Identificação das doenças que os alimentos “in natura” ou industrializados podem transmitir ao homem. Principais aspectos referentes à etiologia, às manifestações clínicas, aos métodos diagnósticos e aos mecanismos de transmissão; Estabelecimento de critérios para identificar eventos de Saúde de alta prioridade para vigilância.

LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS 

Analise da legislação federal, estadual e municipal na área de alimentos, considerando produtores, comerciantes e consumidores. Reconhecimento da importância das atividades de auditoria e consultoria visando à segurança alimentar.

HIGIENIZAÇÃO, SANITIZAÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS (teórica e prática)

Importância dos sistemas de higienização e sanitização em ambientes que manipulam e/ou transformem alimentos e implantação de programas para de higienização e controle integrado de pragas. (visita em Supermercado)

VIGILÂNCIA AMBIENTAL 

Vigilância e Controle de fatores de risco biológicos e Vigilância e Controle de fatores de risco não biológicos, Avaliações básicas das condições de saneamento, água, lixo, e esgoto a carga poluidora, minimização de carga de resíduos, bem como alternativas de reaproveitamento dos mesmos.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS (teórica e prática) 

Implantação de sistemas de análises de risco e pontos críticos de controle (APPCC) e aplicar ações de boas práticas de fabricação (BPF) ao nível dos estabelecimentos produtores e distribuidores de alimentos prontos e in natura. Visita técnica em supermercados)

RESPONSABILIDADE TÉCNICA 

Caracterização do papel do responsável técnico nos estabelecimentos produtores, transformadores e distribuidores de alimentos. Analise das legislações federal, estadual e municipal pertinente à ação do profissional Responsável Técnico.

GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS DE ALIMENTOS 

Qualidade: conceito, tipo e alternativas. A ligação entre qualidade, custos e rentabilidade. Elementos básicos da gestão total de qualidade. Elementos da cultura da empresa de alimentos. Obstáculos aos programas de qualidade total. Indicadores da Qualidade. “Sistemas de garantia de segurança e qualidade de alimentos: Boas práticas Fabricação, Sistema APPCC e Procedimentos de Auditoria”.

TECNOLOGIA DO LEITE E DERIVADOS (teórica e prática)

Processo de síntese do leite. Componentes mais importantes. Características influenciadas por processos tecnológicos. Física e físico-química do leite. Higiene. Produção. Fatores de variação. Pré-tratamento. Transporte. Controle de qualidade. Processos de produtos lácteos. Sanificação na Indústria láctea (conhecimento de um laticínio).

TECNOLOGIA DA CARNE E DERIVADOS (teórica e prática) 

Matérias-primas como base da qualidade dos alimentos Propriedades, qualidade, Deterioração e controle Higiênico-Sanitário da carne. Aditivos. Desidratação, cura, embutidos, reestruturados e enlatados controle de Qualidade. Matéria Primas e Produtos não Convencionais. Subprodutos do abate (conhecimento de um abatedouro).

RECURSOS HUMANOS E A QUALIDADE DOS ALIMENTOS 

Relacionamento profissional, valorizando o treinamento de recursos humanos como ferramenta para a qualidade. Atenção especial para a Qualidade do Pessoal e Empresarial. Conceitos mercadológicos e Gerenciamento da Qualidade do pessoal no trabalho com alimentos.

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS 

Nomenclatura e classificação de microrganismos. Métodos em taxonomia convencional, numérica e molecular. Fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o crescimento de microrganismos nos alimentos. Patogênicos de importância em alimentos. Toxinfecções alimentares. Grupos de microrganismos de importância em microbiologia industrial.

 EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE DO TRABALHADOR

Epidemiologia aplicada à vigilância ambiental. Epidemiologia descritiva e analítica. Indicadores de saúde. Níveis de aplicação das medidas preventivas. Vigilância em Saúde do Trabalhador. Doenças profissionais e Acidentes do Trabalho.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Processo de tomada de decisões, procedimentos e atitudes pessoais no processo ensino-aprendizagem, de conhecimentos significativos da saúde e da sociedade. Comunicação e Educação nas Organizações. Integração da comunicação entre organização, cliente e fornecedor. Liderança e equipes. Planejamento e avaliação.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 

A construção do conhecimento. Formas de conhecimento humano e pesquisa. Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Desenvolvimento de projeto específico para a área. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Ética em Pesquisa com seres humanos

VISITAS TÉCNICAS 

Visitas a empresas, que possuem o serviço de Alimentação industrial, alimentos prontos, e preparados em cozinhas industriais, e restaurantes. Conhecimento das ações desenvolvidas. Natureza, categoria, extensão da empresa. O conhecimento da realidade da empresa, tipo e os propósitos do serviço. Estrutura organizacional e os cuidados de sanitização e epidemiológicos.

enroll-wrap
Início do Curso 03-2018
Duração Araçatuba: 12 meses / Lins: 15 meses
Matrícula R$ 525.00 R$ 420.00

Compartilhe Nossos Cursos