Realizar Busca

Cursos

Psicanálise (Freud e Lacan)

20%
In this photo released by the Sigmund Freud Museum in Vienna former Austrian psychoanalyst Sigmund Freud is pictured in his working room in 1938. Austria and the world will be celebrating Sigmund Freud's 150th birthday on Saturday May 6, 2006. (AP Photo/Sigmund Freud Museum)

OBJETIVO GERAL

  • Oferecer especialização a profissionais, pesquisadores e docentes na área da Psicanálise fundamentada nas teorias de Freud e Lacan.
  • Conceituar a ética psicanalítica e precisar o campo e a prática analítica;
  • Discernir o objetivo da psicanálise: O INCONSCIENTE;
  • Aprofundar conhecimentos sobre a formação do analista e sua transmissão em psicanálise.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de nível superior, graduados, bacharéis em psicologia ou em áreas afins, e demais interessados no aperfeiçoamento do conhecimento e na Clínica Psicanalítica.

CARGA HORÁRIA:520 HORA/AULA

400 Horas
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), à cada 21 dias.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas vezes por mês.

DURAÇÃO DO CURSO

24 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

Abordagem dos conceitos fundamentais da psicanálise, o Inconsciente, Édipo, Pulsão, Transferência, Narcisismo e Repetição. Articulação dos conceitos com trabalho de construção do Aparelho Psíquico Freudiano.

O SUJEITO DO INCONSCIENTE E SUA ESTRUTURAÇÃO

Aspectos relevantes para conceituação de estruturação do sujeito. Derivação do conceito de estrutura; Formação do campo do sujeito e do Outro; A alienação, a separação, o falo e castração e a identificação.

PSICOPATOLOGIA E AS ESTRUTURAS CLÍNICAS

A Psicopatologia ( saber psiquiátrico e psicanalitico). O conceito de Estrutura Clínica em Psicanálise. As Estruturas Clinicas delimitadas por Freud A Psicopatologia Geral e as Estruturas em Psicanálise: as neuroses ( Histeria, obsessão e fobia), as psicoses (esquizofrenia e paranoia e perversões) . Descrição e comparação das classificações na Psiquiatria Biológica( DSM-4 e CID-10…) e na Psicanálise.

O TRATAMENTO EM PSICANÁLISE

As entrevistas preliminares e sua função na clínica. Transferência e interpretação; contrato; A travessia do fantasma; Sobre a subversão do sujeito.final de análise

TÓPICO ESPECIAL: OS CASOS CLÍNICOS DE FREUD

Os caso Dora;O homem dos lobos; o Homem dos ratos; o Caso Schereber; Leitura freudiana e Lacaniana.

A PESQUISA E A CLÍNICA

A formalização da pesquisa na clínica. A construção do caso clinico. Metodologia e medida na clínica. Pesquisa em psicanálise. Orientações gerais para elaboração da monografia do curso.Características formais de uma monografia acadêmica e a questão dos dados obtidos sob transferência. Discussão dos projetos de monografia.

METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO 

O Ensino da Clínica. Histórico e Críticas. A Supervisão: Instrumento de Ensino-Aprendizagem. A psicanálise e seu ensino: transmissão e formação. Psicanálise e pedagogia, o que é ensinar Psicanálise? A ÉTICA DA PSICANÁLISE A prática de sua teoria. A ética Aristotélica, Kantiana e da Psicanálise. Linguagem ética e estética.

TRATAMENTO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Princípios e curso no tratamento com crianças e adolescentes. Características psicopatológicas. Adolescência: aspectos históricos e contemporâneos. A adolescência, questões sociais e desafios contemporâneos. A clinica do Autismo e psicose. Discussão e análise de casos.

ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE CASOS CLÍNICOS COM CRIANÇAS 

Desenvolvimento de discussões de casos clínicos psicanalíticos. Estudos Clínicos de casos clássicos bibliográficos psicanalíticos. Análise de uma fobia infantil (ex: Caso Hans – Freud). Caso de neurose infantil (ex. Caso Nádia – Rosine Lefort). Caso de autismo (ex. Caso Marie-Françoise – Rosine Lefort). Outros casos clínicos ( ex. Caso do Menino Lobo – Rosine Lefort)

FORMAÇÃO DO ANALISTA

Lugar do saber. Teoria e práxis. Saber e verdade na formação do analista. Formalização sobre a formação. Lugares de formação. A formação continuada.

TÓPICO ESPECIAL: SUPERVISÃO DE CASOS CLÍNICOS

Os alunos, em grupos separados, apresentarão situações clínicas nas quais a psicanálise se sustenta, para estudo, discussão e supervisão Articulação da teoria psicanalítica com a prática clínica.

enroll-wrap
Início do Curso 02-2018
Duração 24 meses
Matrícula R$ 600.00 R$ 480.00

Compartilhe Nossos Cursos