Realizar Busca

Cursos

Psicologia Comportamental

20%
Gehirn - Schwingungen 1

OBJETIVO GERAL

 Especializar profissionais para atuar nas áreas da Psicologia e psiquiatria e as de Apoio Psicológico da saúde Publica e nas UBS.

PÚBLICO ALVO

Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos objetivando suprir as necessidades de especialização dos recursos humanos que atuam junto à saúde, em especial com os doentes mentais, da região de Araçatuba.

CARGA HORÁRIA: 500 HORAS/AULA

380 Horas de aula
120 Monografia

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), à cada 21 dias.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas vezes por mês.

DURAÇÃO DO CURSO

24 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS

BASES DO BEHAVIORISMO RADICAL
Relação do behaviorismo radical com a ciência; abordagem do problema mente e corpo e o evolucionismo; posicionamento com relação ao conhecimento.
 
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA
realidade e o critério de verdade.Fundamentos históricos e filosóficos do Behaviorismo Radical e contemporâneo; Psicologia Comportamental.
ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO
Análise Aplicada do Comportamento em diversos contextos, de acordo com os princípios do Behaviorismo Radical e do conhecimento produzido pela Análise Experimental do Comportamento (AEC) bem como pela Análise Aplicada do Comportamento (AAC). Tratando da atuação do analista do comportamento em dois contextos: na clínica e na saúde.Abordagens Contemporâneas em Terapia comportamental; Psicoterapia Analítica Funcional ; Motivação e Emoção.
 
PSICOPATOLOGIA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Psicologia comportamental Modelo médico e modelo psicológico, Avaliação e diagnóstico comportamental, análise funcional, Transtornos ansiosos e transtornos de humor; Transtornos Psicóticos e Transtornos Alimentares.
 
TERAPIA ANALÍTICO COMPORTAMENTAL
Abordagens Contemporâneas em Terapia comportamental; Psicoterapia Analítica Funcional (FAP); Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia De Casal e sexual, terapia infantil, da adolescência e terceira idade, terapia de grupo.
 
PSICOLOGIA DA SAÚDE
Modelos em saúde mental e assistência psiquiátrica. Características e princípios de planejamentos e organização dos serviços e demais dispositivos de natureza territorial em saúde mental. Instrumentalização e avaliação dos técnicos nas atividades de gerência. Conhecimento da legislação e portarias do Ministério de Saúde mental publica. Pratica: Levantamento dos serviços oferecidos na região, pesquisa de modelos complementares na atenção a saúde mental.Modelo de atuação e intervenção em contextos relacionados à saúde como hospitais, ambulatórios, Caps,e NAPS.
 
PSICOFARMACOLOGIA E DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Conceito de drogas. Princípios gerais de ação das drogas. Classificação. Tipos de drogas agonistas. Classificação e tipos de drogas antagonistas Classificação dos receptores. Aspectos da Dependência química. Drogas lícitas e ilícitas. Epidemiologia do consumo de substâncias psicoativas. Abordagens e tratamento dos dependentes químicos. Teste de Ferguson. Prática: Vivencias.
TERAPIA COGNITIVA
Estudo das teorias cognitivas diferenciando-as das teorias comportamentais; conceituar as ciências cognitivas e as terapias cognitivas comportamentais; estudar as teorias e as diferentes terapias; Terapia De Casal; Terapia Sexual; Terapia Infantil, Da Adolescência; Terceira Idade Terapia De Grupo.
 
COMPORTAMENTO COGNIÇÃO E MOTIVAÇÃO
Classificação dos processos de aprendizagem. Tipos de aprendizagem e memória. Memória Declarativa e implícita. Dependência de estado. Plasticidade cerebral. Memória de curta duração. Memória de longa duração.
Circuitos e Mecanismos neurais. Distúrbios de memória. Amnésias. Deficiência mental. Comportamentos cognitivos e motivação; Eventos Privados e Emoção relacionados às crenças de auto eficácia; Autoconhecimento; Equivalência de Estímulos; Procedimentos e Técnicas.
 
METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PESQUISA.
Conhecimento Científico. Planejamento da Pesquisa. Construção e Execução da Pesquisa em psicologia. Referências Bibliográficas e Bibliografia. Ética na pesquisa com seres humanos.
 
METODOLOGIA DO ENSINO DE PSICOLOGIA
Motivação. Ensino e aprendizagem em saúde. Importância da educação continuada em saúde. O processo de comunicação: conceitos e modelos. Técnicas básicas de comunicação verbal e não verbal. Liderança. Educação continuada e equipes de trabalho. Planejamento e Avaliação do Ensino.
enroll-wrap
Início do Curso 03-2018
Duração 24 Meses
Matrícula R$ 600.00 R$ 480.00

Compartilhe Nossos Cursos