Realizar Busca

Cursos

Reprodução e Produção de Bovinos

32.3%

OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área de Reprodução e Manejo de Bovinos, capacitar médicos veterinários para atuar no mercado da Pecuária; trazendo a esses profissionais as inovações tecnológicas (e novidades da área) com o intuito de melhorar a produtividade e aumentar a lucratividade dos rebanhos. Formação teórico-prática para uso imediato de técnicas profissionais sobre a Reprodução e Manejo de Bovinos.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Medicina Veterinária que atuam ou pretendem atuar na área de Reprodução e Produção de Bovinos. Profissionais de campo, indústria e comercio que atendem ao mercado da pecuária em geral.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL

Me. Wagner Luís Andreassa

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Dr. Rafael Silva Cipriano

CARGA HORÁRIA: 480 HORA/AULA

Teórica: 480 h/aula

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sextas das 13h às 17h e das 18 as 22h e sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), uma vez ao mês, respeitando-se os períodos de férias letivas.

Duração do curso

24 meses

  

DISCIPLINAS

 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Produção científica, diferentes formas de se fazer pesquisa, metodologias e instrumentos de coleta de dados, formatação de projetos e relatórios de pesquisa. Postura e prática docente.

 

ANATOMIA, FISIOLOGIA E ENDRÓCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO

Abordagem anatômica do aparelho reprodutor da fêmea bovina, compreender a gametogênese e desenvolvimento/dinâmica folicular relacionado a ação do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal no cliclo reprodutivo da femea bovina.

 

ULTRASSONOGRAFIA APLICADA A REPRODUÇÃO DE BOVINOS

Compreender o funcionamento do aparelho de ultrassom, capacitar os alunos para identificar as estruturas que compõe o aparelho reprodutor da fêmea bovina, diagnóstico precoce de gestação, sexagem fetal e diagnóstico de patologias do trato reprodutivo.

 

MELHORAMENTO GENÉTICO

 

Conhecer métodos e técnicas de investigação científica; programar, orientar e aplicar as mais modernas técnicas de melhoramento genético; utilizar as biotecnologias da reprodução para maximizar a produção animal, identificando as raças, linhagens e suas principais utilidades dentro de um sistema de produção.

 

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO – IATF

 

Compreender, estabelecer e implantar novas estratégias e protocolos para realização de inseminação artificial em tempo fixo-IATF em Bos taurus e Bos indicus, respeitando a categoria animal e condição nutricional dos animais envolvidos.

 

TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES – TE

 

Avaliar e escolher doadoras e receptoras de embriões.Desenvolver e compreender os protocolos para realização de superovulação de doadoras, coletar e avaliar os embriões para realizar a transferência ou criopreservação.

 

ASPIRAÇÃO FOLICULAR – OPU

Avaliar e escolher doadoras e receptoras de oócitos.Desenvolver e estabelecer os protocolos para realização da OPU, afim de recuperar oócitos aspirados para classificar, envasar e realizar todos os processos da FIV em laboratório, afim de transferir ou criopreservar esses embriões.


ANDROLOGIA

Elaborar, e compreender a anatomia e endocrinologia reprodutiva do touro, afim de estabelecer e executar uma coleta para avaliação física, clínica e morfológica do sêmen bovino, afim de estabelecer a viabilidade reprodutiva do animal, bem como a comercialização do sêmen criopreservado.

 

CLÍNICA – PATOLOGIAS DA REPRODUÇÃO

 

Conhecer os principais transtornos que acometem os ovários, tubas uterinas, útero, cervix, vagina e vulva, que estão diretamente relacionados com a alteração da ciclicidade e diminuição da produtividade dos animais dentro do sistema de criação. Patologias de testículos, pênis, prepúcio, glândulas acessórias, escroto e epidídimos.

 

FORRAGICULTURA E MANEJO DE PASTAGENS

 

Compreender as características das forrageiras, e estabelecer as formas de cultivo em diversas regiões do Brasil. Diagnosticar e estabelecer o controle de plantas daninhas, afim de executar a manutenção das pastagens para garantir o melhor aproveitamento por área produtiva.

 

NUTRIÇÃO LEITE – DOENÇAS METABÓLICAS

 

Estabelecer e interpretar o balanceamento de dietas dos animais de baixa, média e alta lactação, respeitando as exigências metabólicas e sanitárias de cada categoria envolvida no sistema de produção de leite.

 

NUTRIÇÃO CORTE

 

Estabelecer e interpretar o balanceamento de dietas dos animais, respeitando as exigências metabólicas e sanitárias de cada categoria envolvida no sistema de produção de carne.

 

MANEJO SANITÁRIO – LEITE / CORTE / ABATE

 

Estabelecer e interpretar os protocolos funcionais de vacinação, vermifugação e sanidade de casco, garantindo o aumento de desempenho e a longevidade dos animais dentro do sistema de produção de carne e leite.

 

GESTÃO NA BOVINOCULTURA DE LEITE

 

Implantar um sistema gestão como ferramenta para diagnosticar e interpretar os índices zootécnicos, assim poder executar as ações de maneira planejada, com metas e objetivos, visando o aumento de produtividade e a viabilidade econômica da atividade.


GESTÃO NA BOVINOCULTURA DE CORTE

 

Implantar sistema de gestão como ferramenta para diagnosticar e interpretar os índices zootécnicos, assim poder executar as ações de maneira planejada, com metas e objetivos, visando o aumento de produtividade e viabilidade econômica da atividade.

 

BEM-ESTAR ANIMAL NA BOVINOCULTURA DE LEITE E CORTE

A importância do bem-estar animal na bovinocultura, técnicas de manejo, conforto, aliados a produtividade da atividade desenvolvida.

 

Reviews Statistic

0
0 out of 0
0 Ratings
5 Start 0
4 Start 0
3 Start 0
2 Start 0
1 Start 0

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Be the first to review “Reprodução e Produção de Bovinos”

enroll-wrap
Início do Curso 2019-01-02
Duração 24 meses
Matrícula R$ 812.50 R$ 550.00

Compartilhe Nossos Cursos