Realizar Busca

Cursos

SAÚDE PÚBLICA E AUDITORIA DOS SISTEMAS DE SAÚDE

32.1%

OBJETIVO GERAL:   

Capacitar profissionais de nível superior para atuarem em Administração, Planejamento, Controle e Auditoria da Saúde Pública, promovendo o inter-relacionamento dos diferentes profissionais procurando instrumentá-los para implementar mudanças no contexto social e na prática profissional.

PÚBLICO ALVO:   

Enfermeiros, Dentistas, Médicos, Bioquímicos, Professores da área de Ciências Biológicas, Assistentes Sociais, Psicólogos, Fisioterapeutas, Administradores, Contabilistas, Terapeutas Ocupacionais bem como outros Profissionais da Área de Saúde.

CARGA HORÁRIA

360 Horas

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS  

ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de uma a duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas ou 03 vezes ao mês.

DURAÇÃO DO CURSO

18 meses

DISCIPLINAS E EMENTAS:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE

 Processo saúde-doença e o uso da epidemiologia como instrumento de gerência do sistema de saúde. Indicadores epidemiológicos e auditoria. Epidemiologia e Gerência dos Serviços Hospitalares. Epidemiologia Hospitalar na auditoria em Serviços de Saúde. Coeficientes relacionados com AIHs e de Morbidade Hospitalar. Indicadores assistenciais aos pacientes. Indicadores de Recursos Humanos. Auditoria e Sistemas de Informação em Saúde. Tab Win.

 O SUS E SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE 

Visão histórica da assistência à saúde Pública no Brasil e auditoria. Sistemas vigentes e seus impactos socioeconômicos. SIA/SUS, SIH/SUS, SIM, SINAN, SISVAN Novos modelos para a solução da equação custo x benefício. Pontos fortes e deficiências na assistência à saúde. O sistema SUS: sua regulamentação, órgãos reguladores e níveis hierárquicos. Competência de cada ente público e Comissão corregedora tripartite. O Sistema Suplementar de Saúde: regulação, órgãos reguladores, fiscalizadores e de representatividade do setor. O papel do auditor na mudança de abordagem nas ações de saúde.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM AUDITORIA e SAÚDE PÚBLICA

Ética, deontologia e bioética. Deveres de conduta do enfermeiro e do auditor: decálogo ético em Saúde; informação; auto informação; vigilância e abstenção de abuso. Normas relativas ao posicionamento entre: auditor e auditado; auditor e pacientes. Os deveres de conduta do enfermeiro. Responsabilidade civil e penal dos profissionais de saúde. Os direitos do cidadão: o profissional de saúde diante do código de defesa do consumidor. Lei nº 9.656/98 – Lei dos Planos de Saúde.

 AUDITORIA GERENCIAL

Rede credenciada. Avaliação das capacidades técnica, física e funcional dos prestadores de serviço. Métodos de controle de demanda dos prestadores de serviço e dos usuários. Custos da assistência médica. O papel do auditor na identificação e monitoramento dos ofensores dos custos. Estabelecimento de controles e alarmes internos dos custos por subsistemas de assistência à saúde. Gerenciando a auditoria e a análise das contas médicas. O papel do auditor como negociador e facilitador da assistência à saúde. Atividade de regulação do sistema de saúde.

AUDITORIA EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA, INTERNAÇÃO E TERAPIA INTENSIVA

Hospitais sentinela e Gerência de Risco – legislação, implantação e desenvolvimento do Programa, segundo a ANVISA. A avaliação das ações desenvolvidas e as relações contratuais. Métodos e ferramentas de análise dos serviços prestados. Auditoria em Neonatologia e UTI Neonatal. Auditoria em UTI e Unidade Coronariana, em Oncologia Clínica. e Terapia Renal Substitutiva. Auditoria em serviços ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos: classificação e análise do impacto sobre os custos dos sistemas.

 GESTÃO DOS SISTEMAS DE SAÚDE

Desenvolvimento de técnicas e estratégias atuais de administração de saúde pública,      Análise e avaliação da função gerencial dos órgãos públicos com vistas à implantação de políticas públicas setoriais Conceitos e Natureza da Gestão de Recursos financeiros. Conceitos Contábeis e Financeiros Implantação, desenvolvimento e Controle de custos nos serviços de Saúde. Avaliação, Controle e Auditoria da Gestão Administrativa.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Planejamento de programas de controle de zoonoses. Orientações e estratégias de ação para a vigilância e manutenção dos alimentos. Controle de vetores e sinantrópicos: a vigilância sanitária e epidemiológica. Controle das condições de saúde da população e dos serviços de saúde a contribuição das ações de vigilância sanitária na promoção da saúde e prevenção de doenças.

FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Fontes de financiamentos e investimentos no setor saúde. Instrumentos utilizados na gestão e controle financeiro do sistema de saúde. Sistema de auditoria e controle na gestão do SUS. Controle social do financiamento e investimento em saúde

 ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Implantação da estratégia saúde da família como instrumento de reestruturação do sistema único de saúde. As especificidades da saúde da família e seus preceitos legais (portaria 648/06). As ações de atenção básica e o saúde da família – componentes atribuiçoes de cada membro da equipe e da equipe como um todo. A equipe da saúde da família e os instrumentos de acompanhamento e avaliação (SIAB).

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS LOCAIS DE SAÚDE

Processo e metodologias utilizados no planejamento em saúde. Diagnóstico da comunidade – processo de territorialização e mapeamento. A utilização da programação pactuada municipal, regional e nacional no planejamento local, para o cumprimento de objetivos e metas.

ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA FAMÍLIA

Competências e habilidades para a assistência a família em todo o seu ciclo de vida, e especialmente dentro dos programas priorizados pelos serviços de saúde – saúde da criança e adolescentes; saúde da mulher; saúde do adulto e idoso, protocolo como ferramenta de assistência a saúde da família.

 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Ciência e Pesquisa. Ética na pesquisa. Conhecimento Científico. Planejamento da Pesquisa. Projeto de pesquisa. Construção e Execução da Pesquisa em Serviços de Saúde. Referências Bibliográficas e Bibliografia.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Comunicação em educação. Motivação e aprendizagem, liderança e gerência eficaz. O profissional frente a prática. Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento e avaliação de ensino. Metodologia de ensino.

Reviews Statistic

0
0 out of 0
0 Ratings
5 Start 0
4 Start 0
3 Start 0
2 Start 0
1 Start 0

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Be the first to review “SAÚDE PÚBLICA E AUDITORIA DOS SISTEMAS DE SAÚDE”

enroll-wrap
Início do Curso 2020-03-20
Duração Araçatuba: 18 meses Lins: 18 meses
Graduação Master
Matrícula R$ 556.50 R$ 377.93

Nossa Localização

Compartilhe Nossos Cursos