ATIVIDADE FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar uma formação ampla ao profissional de Educação Física e Fisioterapeuta, para que possam atuar com grupos especiais, tais como terceira idade e com pacientes com problemas cardíacos, diabetes, obesidade entre outras especificidades que este profissional encontrará na sua vida profissional.
PÚBLICO ALVO:
Graduados em curso de Educação Física e Fisioterapia, reconhecidos pelo MEC
CARGA HORÁRIA
360 Horas
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
Araçatuba: Sextas e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas vezes ao mês
Lins: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas vezes ao mês
DURAÇÃO DO CURSO
Araçatuba: 12 meses
Lins: 15 meses
DISCIPLINAS E EMENTAS:
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DE SAÚDE
Aspectos interligados à Promoção de Saúde, a relação Saúde-doença. Aspectos epidemiológicos da população, o setor Saúde e Grupos Vulneráveis. Relação entre atividade física, aptidão física, saúde e desempenho atlético. Aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico. Associação entre os fatores de risco à saúde e o estilo de vida cotidiano. Declaração consensual de atividade física, saúde e bem-estar
* Estresse / Sono / Descanso / Relaxamento. Doenças crônico-degenerativas.
FISIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA
Estudo sobre a regulação do organismo humano durante a realização do exercício. Fisiologia do exercício, Ergometria e Condicionamento. Exercício, Energia Nutrição e Desempenho Humano. Fisiologia da produção da força muscular
NEUROFISIOLOGIA APLICADA AO EXERCÍCIO
Organização do sistema nervoso. Sinais elétricos das células. Permeabilidade da membrana celular. Canais e transportadores Transmissão sináptica. Neurotransmissores. Receptores para neurotransmissores e seus efeitos. Neurônios Motores – Circuitos do neurônio motor inferior e controle motor. Unidades Motoras e Contração muscular. Reflexos Motores Mono e Polissinápticos. Sistema Nervoso Neurovegetativo. Sistema Nervoso e Termorregulação.
PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS
Estudo dos fatores predisponentes e preventivos de lesões esportivas e suas implicações psicofisiológicas, com ênfase nos mecanismos endógenos e exógenos decorrentes da interação do sujeito com seu ambiente físico-social. Alongamento e Força na profilaxia das lesões.
ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS
Prescrição de exercícios e individualidade biológica. Aplicação das cargas de treinamento. Formas de controle da regularidade do treinamento físico. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. PILATES. Treinamento Funcional.
CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITOS DE GRUPOS ESPECIAIS
Conceituação de grupos especiais em Educação Física. Importância do exame médico e da prescrição do exercício físico para grupos especiais. Efetividade e cuidados na prática de exercícios físicos para grupos especiais. Exercício e Saúde: Fatos e Mitos. Instrumentos de Avaliação do Estilo de Vida e Saúde.
FISIOLOGIA CÁRDIO RESPIRATÓRIA
Princípios e conceitos da fisiologia cardiovascular. Propriedades cardíacas. Efeitos do exercício regular. Pressão arterial e exercício. Suprimento sanguíneo do coração. Metabolismo do miocárdio. Capacidade funcional do sistema cardio vascular. Estruturas e funções pulmonares. Controle da ventilação. Regulação da ventilação durante o exercício. Adaptações na respiração durante o treinamento. Consumo de oxigênio e sua aplicabilidade na prescrição de exercícios.
O EXERCÍCIO FÍSICO COMO FATOR DE PREVENÇÃO E COADJUVANTE TERAPÊUTICO
Prescrição de Exercícios na Hipertensão arterial. Prescrição de exercícios para Cardiopatias e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Prescrição de Exercícios e Doença Isquêmica Coronariana. Prescrição de exercícios para Asmáticos. Atividade física e Síndrome metabólica. Prescrição de Exercícios para o Diabetes Mellitus Exercícios físico e Doenças reumáticas (fibromialgia)
TÓPICOS ESPECIAIS
Treinamento físico para crianças. Treinamento físico para gestantes. Sistema Imunológico (Câncer e AIDS) e o Exercício Físico. Transtornos Mentais e Exercício Físico.
METABOLISMO E NUTRIÇÃO APLICADA A ATIVIDADE FÍSICA
Aproveitamento de proteínas e aminoácidos pelo organismo humano, as interconversões metabólicas e os efeitos do jejum e do exercício físico. Macronutrientes (carboidratos, lipídeos, proteínas, água) e Micronutrientes (minerais e vitaminas): definição, classificação, função, necessidades em indivíduos normais. Digestão e absorção, metabolismo intermediário. Administração de suplementos alimentares. Necessidades nutricionais especiais para indivíduos fisicamente ativos.
BASES FISIOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO E O EXERCÍCIO FÍSICO PARA A TERCEIRA IDADE
Processo fisiológico do envelhecimento. Envelhecimento e Incapacidade física. Critérios para Avaliação da Aptidão Física do Idoso. Atividade Física e efeitos fisiológicos
METODOLOGIA DA PESQUISA
Ciência e pesquisa em Atividade Física. Conhecimento científico. Tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa. Construção e execução da pesquisa. Normas da ABNT. Referências bibliográficas e Construção do Relatório. Prática: Construção do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa com seres humanos.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Motivação e Aprendizagem. O profissional e a prática pedagógica. Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de em ensino. Metodologia de ensino. Técnicas específicas de ensino.
No Comments