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Psicopedagogia Clínica e Institucional
20%
OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos profissionais de Educação e Saúde conhecimento para intervenção psicopedagógica, tanto na área institucional como na área clínica, junto à sua área de atuação profissional, especialmente com alunos com dificuldades de aprendizagem, mediante reflexões teórico-práticas.
PÚBLICO ALVO
Podem matricular-se no curso: profissionais com formação em nível superior nas áreas da Pedagogia, Psicologia, Licenciaturas em geral, assim como profissionais, com curso superior completo, que atuem na área da Educação e acompanhamento de crianças e adolescentes em seu percurso escolar.
CARGA HORÁRIA: 720 HORA/AULA
360 Horas
120 Monografia
40 Estágio Supervisionado
200 Estágio
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
ARAÇATUBA e LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
DURAÇÃO DO CURSO
24 meses
DISCIPLINAS E EMENTAS:
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aspectos gerais da educação inclusiva; a legislação brasileira que garante a inclusão; aspectos sociais da inclusão, preparo do docente da Educação infantil.
PSICOPEDAGOGIA: SEU OBJETO E SUAS AÇÕES
Panorama da psicopedagogia no Brasil e no mundo; principais ações e desenvolvimento do atendimento psicopedagógico nas escolas (públicas e privadas), as ações e políticas públicas; Estudos e pesquisas realizadas na área;
ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA VISÃO INTERACIONISTA
O processo de ensino-aprendizagem; os atores desse processo; recursos e metodologias. Interacionismo , relações humanas e interpessoais, a manutenção do vínculo do aluno e do professor nessa relação de aprendizagem.
INFORMÁTICA EDUCACIONAL E A PSICOPEDAGOGIA
Informática aplicada ao ensino infantil e à educação Fundamental, emprego das novas tecnologias da comunicação e da informação na educação e nos processos de aprendizagem ; atendimento da psicopedagogia e utilização de recursos da informática.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conhecimento científico e conhecimento filosófico; leitura crítica da palavra escrita; a lógica do raciocínio científico, o trabalho acadêmico, o projeto de pesquisa. As partes do trabalho monográfico, assunto, tema e problema de pesquisa, justificativa e objetivos do trabalho; fundamentação teórica; pré-texto, texto e pós-Texto
FUNDAMENTOS TEÓRICOS I: TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO I
Proposta da Psicologia do desenvolvimento: principais autores; noções gerais da psicologia do desenvolvimento, Piaget e Vigotski. TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO II Tópicos emergentes na psicologia do desenvolvimento seminários e debates
PSICANÁLISE E PSICOPEDAGOGIA
Fundamentos da psicanálise, principais autores e suas teorias encaminhamento e terapias psicanalíticas – estudos de caso.
PSICOMOTRICIDADE E PSICOPEDAGOGIA
Bases teóricas da psicomotricidade, ações e atividades implementadas na psicopedagogia, Vivências e práticas
ASPECTOS FONOAUDIOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA
Fonoaudiologia integrada à psicopedagogia, fonoaudiologia: o processo de aprendizagem do simbolismo à escrita – rotas da linguagem oral e escrita; córtex cerebral: audição – codificação – decodificação – execução; aprendizagem: rotas de aquisição de leitura, escrita, estratégias para alfabetização; simbolismo: a criatividade e os complementos fonoaudiológicos para aprendizado de grafemas/fonemas.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS II:
PSICODRAMA E PSICOPEDAGOGIA
Introdução ao psicodrama, panorama do psicodrama no Brasil, principais teóricos e suas propostas Vivências e práticas
NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM
Introdução à neuropsicologia; competências de base; funções cerebrais; inteligência; a imagem da cognição, a neuropsicologia e o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, Jogos dramáticos e vivências,Workshop sobre os jogos dramáticos, Seminários e debates, Vivências e práticas.
FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM
A interação escola/família/criança; orientação dos pais frente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança; participação da família na escola e no desenvolvimento dos filhos com problemas de aprendizagem, limites na família e na escola; o neuropsicólogo e a família.
ASPECTOS RELATIVOS À AÇÃO DO PSICOPEDAGOGO: DIDÁTICA E PSICOPEDAGOGIA
As principais correntes da didática moderna; didática, metodologia e as NTCIs. os processos de aprendizagem; avaliação e acompanhamento; promoção e retenção no ensino fundamental
CONTEÚDOS ESCOLARES, APRENDIZAGEM E PSICOPEDAGOGIA
Queixas, encaminhamentos e procedimentos utilizados pela escola; a priorização dos conteúdos , ação inter e multidisciplinar na construção do currículo e no desenvolvimento da criança e sua aprendizagem; diagnóstico psicopedagógico; processo de aquisição de leitura e escrita; jogos, brincadeiras e Informática na ação psicopedagógica
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Diagnóstico diferencial: dislexia, dislalia, discalculia/ distúrbio de aprendizagem/ dificuldades de aprendizagem; avaliação do professor, avaliação do psicólogo e avaliação do psicopedagogo; as equipes multidisciplinares: sua formação e principais ações
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Elaboração de programas de remediação fonológica; estratégia para manejo de crianças com problemas de aprendizagem em sala de aula; ações a serem implementadas : Seminários e debates.