- Home
- Sobre Nós
- Pós – Graduação
- SAÚDE
- EDUCAÇÃO
- GESTÃO DE NEGÓCIOS
- Auditoria de Serviços e Sistemas de Informação
- MBA em Gestão da Qualidade e Logística
- MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade
- MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial
- MBA em Gestão Empresarial
- MBA em Marketing Digital
- MBA em Gestão Pública
- MBA em Gerência Contábil Financeira e Auditoria
- DIREITO
- EMPRESARIAL
- ENGENHARIA
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- PSICOLOGIA
- Pós – EAD
- Aperfeiçoamento
- Contato
- TRABALHE CONOSCO
Enfermagem do Trabalho
32.1%
OBJETIVO GERAL
Conhecer os principais problemas do âmbito da Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional e participar na definição de estratégias tendentes à proteção e à promoção da saúde dos trabalhadores;
Planejar gerir e avaliar as atividades do serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, no contexto da política e administração da Saúde Ocupacional, conhecendo a legislação e normas éticas do exercício da profissão de enfermeiro do trabalho. Conhecer o trabalho do CEREST e como fazer o atendimento.
PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados em Enfermagem.
CARGA HORÁRIA: 520 HORA/AULA
380 Horas de aula
120 Monografia
20 Visita Técnica
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média de duas vezes ao mês.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média 03 vezes ao mês.
DURAÇÃO DO CURSO
ARAÇATUBA: 12 meses
LINS: 15 meses
DISCIPLINAS E EMENTAS:
INTRODUÇÃO À SAÚDE OCUPACIONAL
Histórico. Saúde Ocupacional e sua importância. Relações com a Saúde Pública e outros campos de atividade humana. Atividade do enfermeiro numa equipe multidisciplinar de Medicina e Segurança do Trabalho. Normas Regulamentadoras.
PSICOLOGIA OCUPACIONAL
A equipe de saúde ocupacional e o trabalhador. Preconceitos em relação ao: alcoolismo, epilepsia, diabetes, câncer, hipertensão, deficientes físicos, raça, sexo e outros. (alcoolismo, epilepsia, cólicas femininas, enxaqueca, doença na família). Ética e Psicologia do relacionamento enfermeiro-trabalhador. Absenteísmo.
SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE DO TRABALHADOR
A “Globalização” e sua relação com os fenômenos coletivos da saúde, com ênfase na saúde ocupacional. Políticas Nacionais de Saúde. A situação de saúde no Brasil.
Medicina Previdenciária. O SUS e a construção de novo modelo assistencial. Programas e serviços específicos de saúde aos trabalhadores nas empresas.
EPIDEMIOLOGIA OCUPACIONAL
Epidemiologia. Epidemiologia descritiva e analítica. História natural das doenças e das moléstias infecciosas. Níveis de aplicação das medidas preventivas. Doenças profissionais. Acidentes do trabalho.
LEGISLAÇÃO E PERÍCIA DO TRABALHO
Noções gerais sobre Legislação. C.L.T. (Consolidação das Leis do Trabalho). Duração do Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Proteção do trabalho da mulher. Proteção do trabalho do menor. C.L.P.S. (Consolidação das Leis da Previdência Social). Aposentadorias especiais. Seguro de acidentes do trabalho. Portarias relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Análise Preliminar de Riscos. Responsabilidade Civil e Criminal para Prepostos e Responsáveis Técnicos – Novo Código Civil – (Lei 10.406). Código do Processo Civil – Capítulo – das Perícias Judiciais Trabalhistas e Cíveis. PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. LT CAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho).
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Conceituação legal e prevencionista. Acidente do Trabalho: causas, condições inseguras e atos inseguros, conseqüências. Danos pessoais e materiais. Prevenção de acidentes. EPI e EPC. Custo do acidente. Coeficiente de freqüência e de gravidade; Índice de avaliação de gravidade. Acidentes do trabalho, cadastro, registro, preenchimento e encaminhamentos de dados e formulários. Prevenção e combate a incêndio. CIPA (Comissão interna de Prevenção de Acidentes – NR 5). Procedimentos em casos de calamidade pública.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
Exames médicos. Pré e pós-consulta. Consulta de Enfermagem. Grupos especiais:
Diabéticos, gestantes, hipertensos. Primeiros socorros. Os aparelhos nos serviços médicos da Empresa. Benefícios, nutrição, imunização e aceitação de doenças e dos serviços de saúde do trabalhador. Área preventiva. Hospital e Empresa.
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
Administração dos serviços. Funções, fatores e Instrumentos administrativos. Saúde, medicina e enfermagem ocupacional. Recomendação 112 –OIT.
Legislação Brasileira. Posição do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e a empresa. Instalações Físicas.
Modelos. Supervisão e treinamento. Programa Básico de Atendimento. Perícias.
Emergências. Inspeções de área. Pacientes crônicos. Programas especiais. Interação, Medicina e Enfermagem Ocupacional. Manual de Rotinas e de arquivo no SESMT. PCMSO – Programa de controle médico e saúde ocupacional.
TOXICOLOGIA OCUPACIONAL
Agentes Tóxicos. Vias de Penetração, absorção, metabolismo e eliminação. Limites de tolerâncias e limites de tolerância biológica. Métodos de investigação epidemiológica. Laboratório de toxicologia industrial. Informações gerais sobre métodos de análise química e físico-química.
ERGONOMIA E FISIOLOGIA DO TRABALHO
Fisiologia geral relacionada ao trabalho. Trabalho estático e dinâmico. Jornada de trabalho, pausas, sistemas de revezamento de turnos nos trabalhos contínuos e ininterruptos. Postura e sua influência no trabalho. Aptidão para o trabalho. Fadiga. Causas, efeitos, prevenção.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Ciência e Pesquisa. Conhecimento Científico. Planejamento da Pesquisa. Construção e Execução da Pesquisa em saúde. Referências Bibliográficas e Bibliografia. Ética na pesquisa com seres humanos.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Comunicação. Chefia e Liderança Grupo e Cooperação. Motivação e necessidades. Técnicas Didáticas Modernas para o Ensino Superior.
TÓPICOS ESPECIAIS
Estudo de atualidades e últimas legislações de Enfermagem do Trabalho. Tipos de programas de saúde oferecidos aos trabalhadores. Programas inovadores de diferentes tipos de Empresa. Primeiros socorros em Ambientes Empresariais.
VISITAS TÉCNICAS
Visitas a empresas, que possuem o serviço de saúde Empresarial. Conhecimento das ações desenvolvidas. Natureza, categoria, extensão da empresa. O conhecimento da realidade da empresa, tipo e os propósitos do serviço. Estrutura organizacional e a saúde ocupacional.