- Home
- Sobre Nós
- Pós – Graduação
- SAÚDE
- EDUCAÇÃO
- GESTÃO DE NEGÓCIOS
- Auditoria de Serviços e Sistemas de Informação
- MBA em Gestão da Qualidade e Logística
- MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade
- MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial
- MBA em Gestão Empresarial
- MBA em Marketing Digital
- MBA em Gestão Pública
- MBA em Gerência Contábil Financeira e Auditoria
- DIREITO
- EMPRESARIAL
- ENGENHARIA
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- PSICOLOGIA
- Pós – EAD
- Aperfeiçoamento
- Contato
- TRABALHE CONOSCO
Psicanálise (Freud e Lacan)
32.1%
OBJETIVO GERAL
- Oferecer especialização a profissionais, pesquisadores e docentes na área da Psicanálise fundamentada nas teorias de Freud e Lacan.
- Conceituar a ética psicanalítica e precisar o campo e a prática analítica;
- Discernir o objetivo da psicanálise: O INCONSCIENTE;
- Aprofundar conhecimentos sobre a formação do analista e sua transmissão em psicanálise.
PÚBLICO ALVO
Profissionais de nível superior, graduados, bacharéis em psicologia ou em áreas afins, e demais interessados no aperfeiçoamento do conhecimento e na Clínica Psicanalítica.
CARGA HORÁRIA:520 HORA/AULA
400 Horas
120 Monografia
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
ARAÇATUBA: Sextas das (19h às 23h) e Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), à cada 21 dias.
LINS: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h), em média duas vezes por mês.
DURAÇÃO DO CURSO
24 meses
DISCIPLINAS E EMENTAS
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE
Abordagem dos conceitos fundamentais da psicanálise, o Inconsciente, Édipo, Pulsão, Transferência, Narcisismo e Repetição. Articulação dos conceitos com trabalho de construção do Aparelho Psíquico Freudiano.
O SUJEITO DO INCONSCIENTE E SUA ESTRUTURAÇÃO
Aspectos relevantes para conceituação de estruturação do sujeito. Derivação do conceito de estrutura; Formação do campo do sujeito e do Outro; A alienação, a separação, o falo e castração e a identificação.
PSICOPATOLOGIA E AS ESTRUTURAS CLÍNICAS
A Psicopatologia ( saber psiquiátrico e psicanalitico). O conceito de Estrutura Clínica em Psicanálise. As Estruturas Clinicas delimitadas por Freud A Psicopatologia Geral e as Estruturas em Psicanálise: as neuroses ( Histeria, obsessão e fobia), as psicoses (esquizofrenia e paranoia e perversões) . Descrição e comparação das classificações na Psiquiatria Biológica( DSM-4 e CID-10…) e na Psicanálise.
O TRATAMENTO EM PSICANÁLISE
As entrevistas preliminares e sua função na clínica. Transferência e interpretação; contrato; A travessia do fantasma; Sobre a subversão do sujeito.final de análise
TÓPICO ESPECIAL: OS CASOS CLÍNICOS DE FREUD
Os caso Dora;O homem dos lobos; o Homem dos ratos; o Caso Schereber; Leitura freudiana e Lacaniana.
A PESQUISA E A CLÍNICA
A formalização da pesquisa na clínica. A construção do caso clinico. Metodologia e medida na clínica. Pesquisa em psicanálise. Orientações gerais para elaboração da monografia do curso.Características formais de uma monografia acadêmica e a questão dos dados obtidos sob transferência. Discussão dos projetos de monografia.
METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
O Ensino da Clínica. Histórico e Críticas. A Supervisão: Instrumento de Ensino-Aprendizagem. A psicanálise e seu ensino: transmissão e formação. Psicanálise e pedagogia, o que é ensinar Psicanálise? A ÉTICA DA PSICANÁLISE A prática de sua teoria. A ética Aristotélica, Kantiana e da Psicanálise. Linguagem ética e estética.
TRATAMENTO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Princípios e curso no tratamento com crianças e adolescentes. Características psicopatológicas. Adolescência: aspectos históricos e contemporâneos. A adolescência, questões sociais e desafios contemporâneos. A clinica do Autismo e psicose. Discussão e análise de casos.
ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE CASOS CLÍNICOS COM CRIANÇAS
Desenvolvimento de discussões de casos clínicos psicanalíticos. Estudos Clínicos de casos clássicos bibliográficos psicanalíticos. Análise de uma fobia infantil (ex: Caso Hans – Freud). Caso de neurose infantil (ex. Caso Nádia – Rosine Lefort). Caso de autismo (ex. Caso Marie-Françoise – Rosine Lefort). Outros casos clínicos ( ex. Caso do Menino Lobo – Rosine Lefort)
FORMAÇÃO DO ANALISTA
Lugar do saber. Teoria e práxis. Saber e verdade na formação do analista. Formalização sobre a formação. Lugares de formação. A formação continuada.
TÓPICO ESPECIAL: SUPERVISÃO DE CASOS CLÍNICOS
Os alunos, em grupos separados, apresentarão situações clínicas nas quais a psicanálise se sustenta, para estudo, discussão e supervisão Articulação da teoria psicanalítica com a prática clínica.