Autismo
O curso é destinado a preparar o docente para entender e acolher o aluno autista, de uma forma que proporcione a autonomia e sociabilidade do indivíduo, serão abordados as principais características e dificuldades dos autistas e como enfrenta-las, proporcionando um aprendizado consistente para que esta passa ter uma vida plena.
PÚBLICO ALVO
Professores em geral, com interesse na área de Educação Especial.
MÓDULOS E DISCIPLINAS
Módulo – Neurociências e Psicopedagogia
• Introdução ao TEA, evidencias neurobiológicas e instrumentos para avaliação e caracterização.
• Conceituação dos métodos e Instrumentos de avaliação: PEP-R. Escala Cars, M-chat, Escala ATA e ADOS
• Programas de intervenção comportamentais e educacionais para o TEA e práticas de intervenção comunicativas.
• A formulação e adoção de programas de intervenção precoce baseadas em referenciais teóricos, organizados com evidências científicas.
• Os principais referenciais adotados na intervenção do TEA com manejo comportamental, como modelo Teacch, ABA e Son-rise
• Base teórica para Comunicação suplementar e alternativa. Principais sistemas de comunicação: PCS, PECS, FLOORTIME e PADOVAN.
• Adaptação do formato dos recursos, tipos de estímulos e estratégias utilizadas em ambientes terapêuticos, escolares, familiares e sociais. Tecnologia assistiva e aplicativos de comunicação.
• Integração, estimulação sensorial e atividades psicomotoras para o ambiente escolar para a criança com TEA
• Avaliação psicomotora e perfil psicomotor. Práticas de atividades psicomotoras e lúdicas no ambiente escolar. Importância da equipe multidisciplinar.
Módulo Geral Educação Especial Inclusiva
• O Cérebro da Geração Digital e a Aprendizagem
• O Impacto do Sono na Aprendizagem
• Atuação da família no processo de educação inclusiva
• Didática e ética
• Múltiplas competências necessárias ao profissional da Educação: protocolos de observação, montagem de relatório e encaminhamentos.
• Inteligência emocional e soco emocional.
• Educação Inclusiva, políticas Públicas e a Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais e Neuropsiquiátricos no mercado de trabalho.
• Aprendizagem, desenvolvimento humano e adaptações curriculares necessárias para pessoa com deficiência e/ou com altas habilidades.
• Fisiologia do encéfalo, relações com os fatores biopsicossociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano: cognitivo, o afetivo, o emocional e o relacional.
• Bases neuropsicológicas de percepção, atenção, memória, fala e pensamento como formas humanas de organização, processamento e desenvolvimento intelectual
Módulo Acadêmico Científico
• Metodologia da Pesquisa Científica
• Metodologia do Ensino Superior e Oratório
Estatística de resenhas
Seja o primeiro a avaliar “Autismo”
You must be logged in to post a review.
Análise
There are no reviews yet.